Eventos

Festival de Poesia

O Festival de Poesia é um dos eventos mais importantes da Escola da Vila, pois favorece a integração da comunidade em torno da Literatura e da Arte. Marcado por uma atmosfera de expressividade e entrega, esse momento abriga interpretações muito singulares de textos poéticos que revelam individualidades, sensações, pensamentos e concepções.

Um dos principais objetivos do festival é fortalecer a comunidade leitora. Por conta disso, ao longo do ano, são propostas várias atividades em torno do gênero poético, com o intuito de envolver os alunos em um ambiente de pesquisa, leitura e conhecimento em torno da poesia. Um exemplo disto é o Dia da Poesia, no qual os segmentos de Fundamental 2 e Ensino Médio são convidados para uma série de oficinas e atividades que tem a poesia como foco principal, buscando transportar a escola para o estado poético.

Vila Literária

Evento bienal dedicado aos nossos alunos de Educação Infantil e Fundamental 1, destina-se a fomentar o gosto pela Literatura e o contato com produtores do universo literário destinado ao público infantil em suas diversas manifestações. Com a participação de autores, ilustradores, músicos, poetas e performers, esse encontro é constituído por uma série de oficinas e intervenções artísticas produzidas por alunos, professores e convidados. Tudo isso é acompanhado ainda por um concurso de produção textual, que tem como ideia central estimular a produção de textos em contextos distintos dos habituais em sala de aula, e uma feira de trocas de livros.

Um Pouquinho de Brasil

Voltado para as famílias de alunos do Fundamental 1, esse evento enseja uma importante vivência de integração entre família e escola.
Os alunos preparam uma exposição para mostrar a variedade e a qualidade daquilo que produzem nas aulas de artes. Os pais são convidados a passar uma manhã trabalhando com os filhos em oficinas similares às vividas por eles. Os professores acompanham as atividades, orientam os participantes e demonstram na prática a metodologia e o enfoque educativo da área de artes na Escola da Vila. Veja as fotos do evento que aconteceu em 2016 da unidade Granja Viana. Veja as fotos do evento que aconteceu em 2015 das unidades Morumbi e Butantã.

Festa Junina

Na Escola da Vila não comemoramos datas com apelo estritamente comercial, mas valorizamos as que preservam a tradição e a cultura popular. Dentre essas, a Festa Junina é a grande data aguardada e comemorada por toda a comunidade. Nesse encontro anual, retomam-se costumes antigos, recebem-se os familiares, nossos alunos e professores. A decoração é esmerada, e os trajes de chitas coloridas e remendos xadrezes nas calças recompõem o clima deste nosso Brasil festeiro e alegre.
Nas danças, não há necessidade de passos rígidos. Valem as coreografias que surgirem, e sempre há uma “pitada” de criação individual.
A decoração das barracas de brincadeiras fica sob a responsabilidade da equipe de produção da Escola. No dia da grande festa, o trabalho é assumido por todos: os professores das crianças do Fundamental 1, que garantem que elas se sintam acolhidas; os funcionários dos diversos departamentos, que se empenham para manter o clima de animação nas barracas; os alunos do F2, que participam do Projeto Conviver; e também os formandos do Fundamental e do Médio. Todos os envolvidos pensam até nos detalhes mais singulares.
Nesse “arraiá”, o dia começa bem cedo, com a equipe de produção trabalhando nos últimos preparativos, e a noite se encerra com o casamento na roça e as animadas quadrilhas dos alunos do Ensino Médio.
Para nossos alunos pequenos da Educação Infantil, a festa tem acontecido no horário regular de aula, num dia de junho.
Para os pequenos, o mês de maio é muito importante, pois desenvolvemos um projeto de preparação da festa. Assistimos a documentários realizados pelo Brasil afora, de vários modos de realizar este tipo de festejo. As propostas de culinária desenvolvidas nos grupos estão relacionadas às comidas típicas. Além disso, organizamos muitas brincadeiras, como pescaria, rabo do burro, boca do palhaço, entre tantas outras.
Os professores planejam muitas situações de plástica envolvendo a decoração do espaço, envolvendo as crianças na preparação das barracas e dos demais espaços de brincadeira, e também de produção de prendas.
O arraiá da Educação Infantil abre suas portas para pais e irmãos uma hora antes do término da festa, para que possam assistir às danças e saborear as delícias que as próprias famílias preparam para este dia tão especial.

Dia da Poesia

No dia da poesia são oferecidas para alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio diversas atividades que enfocam a poesia e sua relação com outras áreas do conhecimento e diferentes linguagens artísticas. As atividades contemplam produção, leitura e declamação, e os alunos se inscrevem conforme seus interesses.
A equipe de professores também tem um grande envolvimento, desenvolvem atividades e ajudam a mobilizar os estudantes a participarem do evento com entusiasmo, criando uma situação escolar diferente da que estamos acostumados, em nome da poesia. Além dos professores da casa, contamos com convidados que atuam em áreas relacionadas à poesia e oferecem atividades bastante inusitadas.

VilaLab

Este evento surgiu do desejo de trabalhar com os alunos de Ensino Médio e Fundamental 2 a relação das novas tecnologias com a arte e a cultura. Constituído por oficinas e palestras que abordam assuntos como Arduíno, Video Mapping e Games, além de tecnologia musical, fotografia e evolução dos meios de comunicação, o Vilalab acontece no último dia de aula do primeiro semestre.

Apresentação de Música da Educação Infantil

No final de novembro, nossos alunos dos Grupos 1, 2 e 3 sobem ao palco para celebrar o ano que termina cantando, dançando, tocando e fazendo um pouco das brincadeiras que aprenderam durante o ano. Cercada por alegria e encanto, essa apresentação se configura como um belo momento de encontro entre os pequenos, suas famílias e seus professores.