Skip to content

O que é

Um espaço de comunicação sobre o uso de tecnologias digitais na Escola e o projeto de um computador por aluno no Ensino Fundamental 2.

A partir do 6º ano, um conjunto significativo de propostas de ensino e aprendizagem depende do computador pessoal do aluno. A ideia é que ele vá, progressivamente, construindo um ambiente pessoal de aprendizagem, aprendendo os recursos de apoio, e participando de situações que levem à reflexão sobre o funcionamento do mundo digital.

As práticas sociais mudaram substancialmente com as tecnologias digitais. As práticas de estudo foram igualmente impactadas, desde o acesso à informação até a produção de conhecimentos. A formação do aluno para ingressar e atuar na cultura digital é um processo importante para seu desenvolvimento, e isso implica assumir diversas situações de aprendizagem voltadas para essa finalidade. O uso orientado de um ambiente virtual permite aos alunos tornarem-se usuários críticos, conscientes e competentes deste universo.

Os princípios construtivistas serão mantidos, pois têm base teórica e foram elaborados a partir de muito estudo, discussão e reflexão. São ideias de longa duração que funcionam como lentes pelas quais observamos a nossa prática pedagógica e nas quais nos apoiamos para tomar decisões de permanências e inovações. Quando planejamos essa ou qualquer outra inovação, buscamos continuamente não só manter esses princípios, como potencializá-los.

A importância central da interação e do trabalho colaborativo, por exemplo, é um dos princípios que têm sido muito contemplados com o mundo digital e as ferramentas colaborativas a distância. O debate de ideias nos fóruns, as produções escritas em parceria ou mesmo a comunicação com grupos diferentes da sala de aula, dentro e fora da escola, são realidade, hoje, em função da existência de ferramentas tecnológicas que nos permitem fazer isso com extrema facilidade se compararmos com mecanismos anteriores.

Para saber mais…

Unidade Granja Viana – os desafios e as delícias de uma implantação

Uso de material digital na escola

Os alunos estão na rede! E a escola, o que tem a ver com isso?

“Qual é a lógica por trás de…?” – Revelações sobre o trabalho com meios digitais