Vila Digital: conhecimento e reflexão sobre o mundo virtual

A formação de alunos e alunas para atuarem nos ambientes digitais é muito importante. Não só para o desenvolvimento de competências, como para propiciar o uso crítico e consciente. Por isso, a Vila oferece diversas situações de aprendizagem que começam com as crianças do Quintal e vão até o Ensino Médio. E que são feitas com muita orientação e cuidado!

A partir do 6º ano, todo material pedagógico é digital e cada estudante usa seu próprio computador pessoal. Assim, progressivamente, alunos e alunas vão construindo um ambiente pessoal de aprendizagem, conhecendo os recursos de apoio e participando de situações que estimulam a reflexão sobre o funcionamento do mundo digital.

Em todas estas experiências, os princípios construtivistas são mantidos e até potencializados! Elas são elaboradas a partir de uma sólida base teórica e de muitos estudos, discussões e reflexões. O trabalho colaborativo, por exemplo, é um dos princípios construtivistas que ganham novas possibilidades. Com as ferramentas a distância é possível produzir textos em parceria, debater ideias em fóruns e propiciar a comunicação com grupos diferentes da sala de aula, dentro e fora da Vila.