Skip to content

O dia a dia na sala de aula

Estes vídeos foram produzidos logo após os primeiros dias de aulas do 6º ano. Os desafios dessa etapa são diversos e o uso do digital para os estudos é mais um desafio a ser enfrentado pelos alunos.

 

As distrações e interações entre os alunos algumas vezes se modificam com o uso do computador em sala de aula, porém, elas não se intensificam nem deixam de acontecer devido a esse novo recurso. Se antes eles trocavam bilhetinhos durante as aulas, agora passam a trocar mensagens pelo Hangout. Se algumas vezes o professor precisava dizer “Sente, olhe para frente”, agora é comum intervenções docentes como: “feche o computador”, “o que você está vendo na tela?”.

Além disso, a movimentação dos alunos dentro da sala de aula, característico da idade, não deixou de acontecer. Eles ainda levantam bastante para ‘visitar’ a mesa de um colega espacialmente distante, nem que seja para chegar lá e falar sobre o novo jogo que o colega achou na internet. Imaginar uma sala de aula com interações silenciosamente online entre os alunos não retrata nossa realidade. Basta uma volta nos corredores dos 6ºs anos para perceber que o típico ruído e a movimentação dos nossos alunos estão garantidos e permanentes.