• Destaques
  • /
  • 21º Festival de Capoeira da Escola da Vila

21º Festival de Capoeira da Escola da Vila

Nesse último sábado, dia 08, foi realizada a vigésima primeira edição do FESTIVAL DE CAPOEIRA DA ESCOLA DA VILA, na Unidade Morumbi. O evento reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre crianças, pais, avós e mestres de capoeira.

O Festival teve início às 9h, com a apresentação dos alunos do período complementar e, como sempre, seguiu pontualmente para os demais grupos.

O grande diferencial dessa edição foi a interação promovida entre o público e as crianças. “A proposta deste ano foi muito elogiada pelos pais. Conseguimos atingir nosso objetivo, que era fazer deste Festival de Capoeira um encontro, uma troca entre as crianças que apresentavam, e os pais e familiares que assistiam”, afirmou Marcola, professor de educação física e coordenador do curso de extensão curricular de capoeira da Escola da Vila. Para tanto, para os menores do período complementar, a apresentação trouxe os aspectos lúdicos e expressivos da capoeira. Para os alunos maiores, foi preparado um roteiro que retratou algumas etapas da capoeira: a opressão da escravidão, a busca pela liberdade, os quilombos, a marginalização, a capoeira Regional de Bimba, a Angola de Pastinha e a expansão e o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural da humanidade. “Muitos pais estavam emocionados ao final do evento, pois não imaginavam a amplitude deste trabalho”, disse Marcola.

Esse reconhecimento nos motiva a melhorar a cada nova edição do Festival, e a oferecer aos nossos alunos um curso de extensão curricular sempre vinculado aos aspectos culturais, educativos e formadores.

As fotos do Festival já estão disponíveis no flickr.