EXTRAORDINÁRIO

Editora: Intrínseca
Autor: R.J.Palacio
315 páginas

O livro “Extraordinário”, da autora R .J. Palácio, conta a história de um menino chamado August.  Ele é o personagem principal e tem sua face deformada desde que  nasceu por ter uma síndrome genética rara.

A mãe dele o chamava de extraordinário pelo fato de ser diferente dos outros garotos.  August faz coisas iguais as das outras crianças, a família dele são os pais, a irmã e seu cachorrinho.

Ele já teve três melhores amigos. Mas no “decorrer dos anos” August começou a se afastar deles porque um mudou de cidade e os  outros dois  começaram a frequentar a escola. August passa a  não ter amigos, porque sua mãe não o queria colocar em uma escola. Com medo que ele viesse a sofrer. O menino também não deseja ir a escola por medo de ser excluído e sofrer o bullying. O motivo dele ficar sem amigos, é porque os amigos de august tinham que estudar e também fizeram novos amigos.

August só quer ser um garoto comum. Quer poder passar por todos os lugares sem que as pessoas o olhem e finjam olhar para o outro lado ou comentar o que pensam sobre ele.

O autor mostra várias demonstrações no livro de como August sofre.

Uma dessas características é quando ele não tem mais  amigos e as pessoas ficam olhando pra ele, rindo,falando sobre sua cara deformada. Outra coisa é quando a mãe dele não quer colocá-lo na escola.

O livro tem uma estrutura de diário,a partir dessa estrutura, a gente consegue perceber como o August sofre e como ele é excluído da sociedade. Por ele ser diferente e por não ter mais amigos. Percebemos isso no trecho seguir:

“Tenho alguns amigos de verdade agora. O Christopher é meu melhor amigo, e depois vêm o Zachary e o Alex. A gente se conhece desde bebês. E, como eles já me conheceram como sou, estão acostumados. Quando a gente era pequeno, brincava junto o tempo todo, mas depois o Christopher se mudou para Bridgeport, em Connecticut. Fica a mais de uma hora de onde eu moro, em North River Heights, na ponta de cima de Manhattan. E o Zachary e o Alex começaram a ir à escola.”.

O livro nos ensina como o bullying aparece. Ou é utilizado nas pessoas que tem características diferente das outras. Mas não precisa ser características, pode ser do jeito da pessoa ser, ou o modo dela reagir ao bullying que faz que as pessoas que praticam, continuarem a praticar.