A CARICATURA DE UMA ADOLESCÊNCIA

por  Nathalia Silva Rabinovici
6º E

Título: O menino que caiu no buraco (Col.Barco a Vapor)
Autor: Ivan Jaf
Editora: SM
110 p.

No livro, “o menino que caiu no buraco”  apresenta o tema de adolescência como uma coisa exagerada, fazendo uma caricatura da vida de menino adolescente que sofre bullying pela sua genética.  Uma representação exagerada nos problemas que um adolescente poderia passar, e que afeta o menino, deixando a sensação de sofrimento e tristeza para o leitor, uma coisa que, Ivan Jaf, o autor, fez leitor sentir tudo isso contando a história em primeira pessoa com o propósito de nos fazer sentir o mesmo que o garoto, para que o livro feche com uma sena emocionante, para nós e para o menino. Como na parte em que ele conta como ele sofre o bullying quando seus humildes pais lhe deram objetos escolares feitos de madeira, não de “metal  brilhante” como dos outros alunos da escola, e o garoto nos conta isso falando o como sente vergonha de si mesmo e de seus pais.

O livro inteiro o menino está triste, por vários motivos, mas principalmente por a 1 ano o pai não fala com ele e nem com ninguém, trancado no quarto junto com as felicidades do filho e dele. No trecho: “O menino tinha 13 anos, mas já sabia que um dia bonito não significava nada. Em dias bonitos também aconteciam coisas ruins, porque a natureza não podia ficar prestando atenção á vida das pessoas” nesse trecho mostra o como o menino já perdeu a esperança, e de como suas tristeza o afetou. Nessa parte mostra o como ele está triste e apenas enxerga as coisas ruins de um modo negativo, ao invés de aproveitar o “dia bonito”, mas apesar de tudo isso, essa é exatamente a mensagem que o livro quer passar. E ele fala de um menino que quando estava indo para a escola, e acidentalmente caiu em um buraco. Quando cai no buraco, o menino, acaba tendo qu

e pensar na realidade lá encima, na realidade de antes de cair no buraco, onde todas suas preocupações e sua relação com os pais, vem à tona, onde

ele acaba relacionando sua vida la em cima e seu momento naquele buraco escuro, onde ele percebe que não é tão diferente do

que a realidade.

O livro é como uma caricatura de uma adolescência vivida do pior jeito, e o personagem principal pensa o mesmo que nós os leitores, que no começo o autor faz isso acontecer, mostrando a miséria do menino, porém quando nós percebemos a reação dele dentro do buraco e de como ele percebe que sua vida não era tão diferente do que dentro do buraco, relacionando algumas ações do cotidiano, como o quanto ele come diariamente e o quanto ele come no buraco e o como não é muito diferente, o que nos faz pensar mais ainda no sofrimento dele. Mas então, quando o menino resolve sair do buraco, ele apenas consegue por conta das coisas que seu pai o ensinou e o deu, como os objetos escolares de madeira, que no colégio o fazia sentir vergonha e ser envergonhado, assim o ajudou a sair dali, o que obviamente o salvou. Quando o menino percebe isso, volta para casa e lá vai correndo se juntar ao pai, uma demonstração de carinho e orgulho por ter um pai e uma mãe que o ensinara coisas que nenhum dos outros pais dos alunos jamais conseguiriam ensinar, por ter pais que conseguiram o salvar de uma situação de desespero, mesmo não estando com o filho no momento.

Ou seja, uma história sobre a relação de uma garoto muito esperto, com seus pais, que o ensinaram a  ser assim, e que durante boa parte do livro, quando ele cai no buraco, o que o salvou foi  educação que os pais o deram.