À PRIMEIRA VISTA NÃO SE PODE JULGAR UMA PERSONALIDADE

por João M. Baravelli
6ºC – Unid. Butantã

Livro: A escola do bem e do mal
Editora: Gutenber
Autor: Soman Chainani
190 páginas

O livro “A escola do bem e do mal”, de Soman Chainani, trata de duas garotas com diferentes pensamentos e aparências que foram para a escola do bem e do mal. Lá a menina que aparentava ser boa, Sofie, vai para a escola do mal e a menina que aparentava ser do mal, Agatha, vai para a escola do bem .

Mesmo que Agatha tenha uns pensamentos macabros, ela é heróica e se preocupa com sua amiga, que múltiplas vezes tenta a salvar. Além disso, Agatha na escola do bem acha que foi um engano o fato de estar na escola do bem pois engana a si mesma por sua aparência e pensamento macabro e diferente. Além disso, Agatha tenta salvar Sofie e voltar para casa e até mesmo se arrisca para a salvar.

Sofie, por outro lado, tem uma autoconfiança extrema se não, certa de que vai para a escola do bem, além de ser vaidosa e se achar uma princesa . Seus atos bons são apenas para ir para a escola do bem, pois se ela não existisse ela não ligaria para fazer atos bons. Ela também o tempo todo acha que é um engano do diretor da escola por coloca-la na escola do mal e quando Agatha tenta resolver tudo, Sofie vai para a escola do bem e não liga para Agatha, assim nos mostrando seu desejo pela escola do bem e sua autoconfiança excessiva.

Deu para perceber que o livro conta de forma discreta um pouco sobre a sociedade e como as pessoas são caracterizadas a primeira vista e como a sociedade pode ser cruel.

Resumindo: a bondade de Agatha é demonstrada pela vontade de salvar Sofie a qualquer custo e não agir como um animal, preocupando-se apenas consigo mesma, mas sim colocar Sofie a sua frente. E a inescrupulosidade de Sophie é demonstrada pelo oposto e por a frente de tudo ir para a escola do bem e não ligar para o resto e nem julgar a si mesma.