AJUDA CUIDADOSA

por Luigi Mello Rigato
6ºB

Título: Raposas e fazendeiros
Autor: Roald Dahl
Editora: Martins Fontes
89 p.

Embaixo de uma grande árvore oca, que encontra-se na floresta ao lado de 3 gigantes fazendas, que o Seu Raposo adora entrar! Rouba algumas gostosas comidas. A rotina é sempre a mesma…

Porém, Seu Raposo faz essa baderna na cabeça dos fazendeiros para uma coisa muito especial…

O livro “Raposas e fazendeiros” apresenta  o cuidado que uma família pode ter entre si, de maneira que você não consegue largar o livro. É um livro com várias vitórias conquistadas em equipe. Desse modo, o autor consegue entreter o leitor de forma que o leitor fique gostando de ler.  Na verdade, o amor entre a família é muito forte, principalmente, nas atitudes que alguém faz pelo outro…  Como: “Seu Raposo olhou para os filhos e sorriu. Eles estavam dispostos mesmo, e Seu Raposo não podia decepcioná-los.” Nesse trecho, a ajuda que o pai dá aos filhos é sempre necessária. E os filhos estavam despostos a ajudá-lo também.

Na obra, os personagens gostam de verdade uns dos outros, mesmo não sendo a sua família, eles colaboram para o outro cuidadosamente, querendo, de verdade, o bem do outro. Por exemplo: “Então ela abraçou a sua raposinha mais nova. Dona Texugo também se levantou e abraçou Seu Texugo, e todo o mundo abraçou todo o mundo.” No trecho, vemos a vontade de colaborar para o outro, nesse caso abraçando uns aos outros.

Roald Dahl, mais uma vez, ensina a confiar, mesmo com graves riscos envolvidos. Confiar desarma as barreiras e abre novos caminhos (subterrânios ou não) que traz novas maravilhas a cada escavação…