AS APARÊNCIAS ENGANAM

por João Marcello
6ºC – Unid. Butantã

Resultado de imagem para A Escola do Bem e do MalTítulo: A Escola do Bem e do Mal
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutemberg
316 páginas

O livro “Escola do Bem e do Mal”, do autor Soman Chainani, conta a história de duas garotas, Sophie que é linda perfeita e dedicada ao bem, e Agatha que só veste preto e faz coisas más, elas moram em Galvadom onde de quatro em quatro anos duas pessoas são levadas de noite (uma boa e uma má) e são levadas para a escola do bem e do mal, e isso acontece com as protagonistas, porém quando elas acordam pensam que trocaram de escola porque a boa está na escola do mal e a má está na escola do bem e tentam destorcar.

Um dia elas resolvem fugir da escola e acabam em uma torre que era proibida e vem uma pena que começou a escrever uma história, que era a história das duas, então diretor da escola aparece e fala que ele deixa elas irem embora se elas desvendarem um enigma (O que o mal deseja que o bem não vive sem?), elas desistem e tentam achar outro jeito de sair, mas as duas começam a mudar, Sophie começa a vestir preto e fazer coisas más, enquanto Agatha começa a se arrumar e a sorrir e fazer boas ações.

No dia do baile das duas escolas Sophie manipula os sempre (quem estuda na escola do bem) para atacar os nunca (quem estuda na escola do mal) e Agatha impede as escolas de se matar, e então acaba o livro.

O livro “a escola do bem e do mal” representa que as aparências enganam tanto que alguém pode parecer de um jeito e ser totalmente diferente. As meninas são tão enganadas por suas próprias aparências que pensam que são algo que não são, por exemplo quando Agatha consegue realizar seu desejo e a professora Dovey diz: “Você conseguiu fazer seu desejo se tornar realidade um ato que só pode ser feito por alguém com coração puro”.

E quando Sophie tira a magia de um ganso dourado e Castor, um dos professores mais malvados, diz: “o ganso preferiu abrir mão de sua magia ao invés de ajudá-la é o ato mais maléfico que já vi em toda minha vida minha vida” esses dois comentários são coisas surpreendentes porque os dois professores são o extremo de sua matéria e até eles se surpreendem.

Nesse livro é bem fácil perceber que as meninas estão mudando, porque os detalhes estão nas atitudes dos personagens, como na parte em que Sophie não ajuda Tedros porque acha que ele gostaria assim mas na verdade ela só não quis ajudar por egoísmo. Esse livro é cômico e tem ótimos personagens e uma linguagem como a de um conto de fadas é um bom livro para crianças e adolescentes.