AS EMOÇÕES DO PASSADO DE ANNE FRANK

por Martina Tenório Gonçalves
6ºB

Título: O diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank
Editora: Record
310 p.

O livro “O diário de Anne Frank”, da própria Anne Frank, narra de maneira inovadora, delicada e envolvente sua história. Uma aventura dramática, que muitas famílias judias viveram, mas essa garota especial nos deu a oportunidade de conhecer mais essa realidade. O livro apresenta o tema de descriminação (pelo fato de serem judeus), de maneira reflexiva.

Anne precisou se esconder com famílias judias em um anexo secreto no escritório onde seu pai trabalhava. Quanto mais isolada com essas famílias, porque os nazistas foram cada vez mais os perseguindo, senti a mesma emoção, angustia , e sentimentos de uma garota qualquer, e foi a que Anne sentiu, isso é o que mais marcou nessa leitura. Percebemos isso no seguinte trecho:

“Veja só, foi isso que você virou. Está rodeada por opiniões negativas, olhem desanimados e rostos zombeteiros, pessoas que não gostam de você, e tudo porque não escuta o conselho de sua metade melhor. Acredite, eu gostaria de escutar, mas não dá certo, porque se eu ficar quieta e séria, todo mundo acha que estou representando outro papel e tenho de me salvar com uma piada, e nem estou falando de minha própria família, que presume que devo estar doente, e me critica por estar mal-humorada, até que eu não aguento mais, porque quando todo mundo começa a me chatear, fico irritada, e depois triste, a parte má do lado de fora e a boa do lado de dentro, e tento achar um modo de me transformar no que gostaria de ser e no que poderia ser se… se não houvesse mais ninguém no mundo.”

Sua Anne M.Frank

Esse trecho faz sentir a sensação típica de uma garota, mas em uma situação diferente do cotidiano de alguém. Outra coisa que marca o leitor nesse livro, foi que ao passar do tempo Anne foi mudando seu pensamento sobre sua situação, e essa transição foi muito importante, pois foram anos que se passaram e Anne foi acrescentando coisas em trechos que havia escrito quando ainda era pequena, mas não coisas boas. É uma situação tão surreal para o ser humano, foi difícil aceitar tudo o que estava acontecendo, e é possível perceber isso a partir de suas falas. Vemos isso no seguinte trecho:

‘COMENTÁRIO ACRESCENTADO POR ANNE EM 28 DE SETEMBRO EM 1942:

“Não poder sair me deixa mais chateada do que posso dizer, e me sinto aterrorizada com a possibilidade de nosso esconderijo ser descoberto e sermos mortos a tiros. Esta, claro, é uma perspectiva muito desanimadora.” 

(Anne acrescentou esse comentário nessa página do dia 11 de Julho de 1942).

Esse comentário de Anne foi muito importante, porque no começo ela estava muito otimista, e este retorno nesse trecho do livro, disse de sua situação que não era boa. Essa situação também me deixou comovida, pois estava vivendo uma realidade surreal na visão do ser humano.

Essa linda obra, de leitura dramática e intensa com a narrativa de uma adolescente, Anne Frank, que retrata seus momentos mais difíceis deixando os leitores comovido. É uma excelente leitura para jovens e adultos, emocionando e deixando sua marca em cada leitor.