DA RAIVA AO AMOR

Autor: JK Rowling
Editora: Rocco
318 p.

O clima em Hogwarts, escola de magia e bruxaria é tenso. O prisioneiro da fortaleza de Azkaban Sirius Black está a solta, e perseguindo Harry Potter, aluno de Hogwarts. Harry guardava raiva e rancor de Sirius, pois achava que ele havia contado para o senhor das trevas, lorde Voldemort onde seus pais que estavam sendo caçados por tal haviam se escondido, causando a morte dos dois. Porém Potter não sabia que Black era seu padrinho e não era ele que havia fofocado, e eles acabaram se tornando amigos. JK Rowling apresenta de maneira reflexiva essa amizade confusa.

Na verdade os poucos momentos passados entre eles são divididos entre a raiva e a amizade. Por exemplo quando Harry encontra pela primeira vez com Sirius ainda com muita raiva: “Harry esquecera a magia – esquecera que era baixo e magricela e tinha treze anos, enquanto Black era um homem alto e adulto -, ele só sabia que queria ferir Black da maneira mais horrível que pudesse e não se importava se fosse ferido também…” ou em momentos do livro em que os dois já estão amigos como quando Harry acaba de aceitar o pedido de ir morar com Black: “O rosto ossudo de Black se abriu no primeiro sorriso verdadeiro que Harry já o tinha visto dar” a amizade dos dois vai ficando cada vez mais confusa pelo fato de que no começo eles não se entendiam, mas acabaram ficando muito amigos.

Antes de se entenderem Harry odiava Sirius, acreditava em qualquer mentira que o contasse, na verdade Potter o julgava por ser um prisioneiro fugitivo, por suas aparências. Como quando eles se encontraram pela primeira vez e Harry discutiu com ele, falou de seus pais e jogou em sua cara que era um preso. Depois Sirius começou a desmentir tudo e Harry viu que nada daquilo era verdade. O texto nos mostra que não devemos julgar as coisas pelas aparências, fazendo com que o livro fique reflexivo.

A linguagem cotidiana do livro é realmente surpreendente, pois a raiva é a inimiga do amor maisisso não significa que pessoas que se odeiam não podem se amar um dia e JK Rowling mostra isso com familiares. Um padrinho e um afilhado deixando a obra ainda mais interessante e o leitor envolvido com o livro.