NÃO SEI SE ESSA HISTÓRIA É DE AZAR OU DE SORTE

Alunos do G1

Antes de se entregar à exploração da caixa de gibis e demais livros, o G1 acompanhou a leitura de O guardião da bola. O narrador, Zinho, começa e termina a história com o comentário: “Não sei se essa história é de AZAR ou de SORTE”. Finda a leitura, vem a pergunta:

– Quanto a vocês, quem já teve SORTE ou AZAR?
Uma pequena e delicada mão levanta antes das muitas outras e dispara contando que já teve sorte:
– Eu tinha uma boneca que perdeu as duas pernas e minha babá encontrou uma delas e consertou.
Por um instante, parou, pensou e concluiu:
– Eu tive os dois. Sorte e azar! ”

Título: O Guardião da Bola

Autor: Lúcia Hiratsuka

Editora: Moderna

39 p.

 

PLANTÃO DE LEITURA

por Fernanda de Lima Passamai Perez

Todos os dias antes do início das aulas do período da tarde, os alunos que chegam um pouco antes do horário de entrada vêm à biblioteca para uma leitura de livre escolha.

Esse é um dos momentos em que as crianças gostam de explorar as estantes ou ler gibis – que são sempre muito concorridos, assim como um pedaço no tapete para se entregar ao prazer da leitura.

DRUFS E O LIVRO DA FAMÍLIA

Por Paula Lisboa

Os 3ºs anos do Ensino Fundamental realizam um elaborado projeto chamado “Livro da Família”.

O projeto tem uma série de etapas que envolvem tanto conteúdos de Ciências Sociais – Memória e História: quem somos nós? – quanto de Práticas de Linguagem – produção de história de infância e a produção final de um livro individual contando a sua própria história.

Falar em família é também pensar em diversidade. Afinal, o leque de opções para a formação familiar é amplo e envolve aceitar diferenças relativas a diversos aspectos: número de pessoas, pais separados ou juntos, casados de novo ou solteiros, crianças que perderam um dos pais, que moram com avós, que são adotivas, que são filhos de relações homoafetivas, pais ou mães que viajam muito ou moram fora, pais ou mães que criam seus filhos sozinhos…

Para contribuir com a reflexão, convidamos os alunos para vir à biblioteca ouvir a leitura de uma história da brilhante autora e ilustradora Eva Furnari. Em DRUFS, seu último livro lançado em 2016, Eva apresenta “certas coisinhas interessantes (ou desinteressantes) que os alunos da professora Rubi escreveram sobre suas próprias famílias” – mais ou menos o que nossas crianças estão fazendo.

Durante a leitura os alunos se mantiveram bastante envolvidos e levantaram questões importantes de serem ouvidas, acolhidas e esclarecidas.

– Ah, já sei, ela deve ser filha adotiva!

– Ah essa família é igual na minha casa: cada um tem um pai, mas todos têm a mesma mãe.

– Coitado, o pai dele morreu…

– Eles são muito engraçados!!

– Mas ela tem dois pais mesmo ou um deles é o padrasto?

– Eu também, sou a única diferente da minha família, todo mundo é parecido, só eu que não!

– Eu percebi que cada família é diferente e também que cada um tem o seu jeito de apresentar a sua família…

E eu, mais uma vez, percebi que as histórias são um poderoso meio para provocar reflexão, se colocar no lugar do outro e trazer questões pessoais à tona. =)

FURNARI, Eva. Drufs. São Paulo: Moderna, 2016.

VISITA DA ESCRITORA PAULINE ALPHEN

Em 31 de agosto de 2012 recebemos a visita da autora Pauline Alphen, autora de Os Gêmeos, que falou sobre sua experiência com a literatura e sobre qual a sensação de ter um livro seu adotado para leitura num clube de leitura como o VILALÊ.

Assista a seguir alguns trechos deste descontraído encontro:

 

RODA LIVRE COM O 5º ANO

Na Roda Livre são apresentados títulos desafiantes ou novos no acervo para os alunos. No entanto, neste encontro com o 5ºD os alunos puderam apresentar títulos que já conheciam do acervo para seus colegas. Acompanhe um pouco a apresentação de alguns títulos:

RODAS DE CONTOS E DE BIOGRAFIAS

No mês de maio as bibliotecas José Mindlin e Tatiana Belinky receberam os alunos dos 8ºs e 9ºs anos para participarem de rodas de leitura. O tema escolhido para os 8ºs foi o conto, enquanto os alunos dos 9ºs anos discutiram a biografia.

Abaixo um pequeno vídeo com alguns momentos das rodas sobre o conto:

PESQUISA EM LIVROS DE ANIMAIS

No mês de maio recebemos na Biblioteca Tatiana Belinky a turma do 2ºC para um encontro diferente: pesquisa em livros de animais. Separamos vários livros informativos sobre o tema. Coube aos alunos pesquisar nos livros e anotar o nome e algum dado curioso a respeito do animal escolhido. Mais tarde, em grupo, foram decididos os animais que fariam parte do estudo dos animais.