Os três mosqueteiros

Imagem do filme “Os três mosqueteiros”, de 1948, dirigido por George Sidney.

“Um por todos, todos por um!”

 

O lema acima citado faz parte do imaginário criado pela obra de Alexandre Dumas, Os três mosqueteiros. É um romance de capa e espada publicado em 1844 e fez parte da segunda leitura do ano do VilaLê (clube de leitura da Escola da Vila), da unidade Butantã. Durante quase 800 páginas, vivemos as aventuras e amores de D’Artagnan, Porthos, Athos e Aramis e seus lacaios, com histórias ficcionalizadas do Cardeal de Richelieu e do rei francês Luís XIII, do cerco de La Rochelle e outras personalidades da nobreza francesa e inglesa da época.

 

 

Teremos no nosso último encontro desse ano, no dia 30 de novembro, a participação de um dos tradutores do livro, o escritor Rodrigo Lacerda. Perguntas como “Por que são quatro mosqueteiros e no título são só três?”, “Quem governava a França? O cardeal ou o rei?” poderão ser respondidas nesse dia. Faremos um debate virtual sobre o livro, cada um com sua pipoca!

VilaLê Butantã

por Lucas Meirelles

 

Num misto de testemunho e chamada para novos leitores, escrevo esse texto sobre o livro que estamos lendo no VilaLê do Butantã e como estão acontecendo os encontros desse clube de leitura nos tempos da quarentena.

Antes da pandemia acontecer, tivemos um encontro presencial na unidade Butantã onde nos conhecemos, comemos pipoca e escolhemos o livro para iniciar a leitura.

Assim que o isolamento foi iniciado e a escola fechou por conta disso os encontros foram cancelados, voltando depois de algumas reuniões e acertos. Fizemos também uma nova escolha de livro, por questões de adequação do escolhido anteriormente, e finalmente iniciamos a leitura, no dia 17 de abril, de Anne de Green Gables (1908), de Lucy Maud Montgomery.

 

 

 

 

 

 

 

 

A leitura desse clássico tem sido uma grata surpresa. É uma história que se passa numa fazenda no Canadá. Um casal de irmãos resolve adotar um menino para ajudar na fazenda Green Gables, porém chega uma menina, Anne. A partir dessa confusão inicial, a história da menina vai tocando em temas como identidade, aceitação, preconceito o que, com ajuda da série “Anne with an E”, tornou o livro mais popular e atual.

Agora os encontros estão acontecendo semanalmente, via Google Meet, e mantivemos a pipoca. Cada integrante do clube além de ser responsável por ler os capítulos, também pode fazer (ou pedir aos responsáveis) sua pipoca, que antes era compartilhada por todos no dia do encontro.

Estamos quase terminando o livro e, em breve, escolheremos outros títulos para lermos juntos (tomara que já consigamos estar na escola quando isso acontecer, mas se não acontecer, tudo bem). Todas e todos do Fundamental 2 do Butantã e Morumbi podem participar. Vamos?

VISITA DA ESCRITORA PAULINE ALPHEN

Em 31 de agosto de 2012 recebemos a visita da autora Pauline Alphen, autora de Os Gêmeos, que falou sobre sua experiência com a literatura e sobre qual a sensação de ter um livro seu adotado para leitura num clube de leitura como o VILALÊ.

Assista a seguir alguns trechos deste descontraído encontro: