O MAPA DA ESPERANÇA

por Guilherme Destro
6ºE

Nome: O Mapa Dos Sonhos
Autor:Uri Shulevitz
Editora: Martins Fontes
32 P.

O livro “Mapa dos Sonhos,” de Uri Schulevitz, trás uma crítica e uma reflexão sobre a guerra e a forma como as pessoas sobrevivem a ela. O autor relata a história a partir do ponto de vista de uma criança.

O livro conta a história de uma família que foge de sua cidade natal, que está em conflito e vai parar em um país estranho. Eles passam fome e outras necessidades como sede, já que tudo falta para eles nesse lugar. Não é esclarecido onde fica o país que eles foram, porém só com as impressões iniciais do menino já é possível entender o porquê da falta de necessidades. Além da falta de comida, o menino não tem com o que brincar e nem mesmo ler. Ele fica muito solitário e muito triste, até que um dia, o pai volta de sua busca por comida com um mapa na mão e o pendura na parede. A partir daí, o filho passa a imaginar que está em outros países e isso ajuda ele a esquecer do sofrimento que tanto sente.

A guerra mata as pessoas, o que é irreversível ao contrário da perda de um território ou o poder de um país, que pode ser recuperado. Ou seja, quando os países procuram o melhor, acabam trazendo o pior para as suas pessoas, mesmo que não percebam. O livro procura conscientizar os leitores de que a guerra é ruim. Mas apresenta a guerra através do ponto de vista de um menino que imagina muitas coisas. A criatividade deste menino ajuda sua família a passar por esse período.

Dessa forma, o livro traz esperança mesmo numa situação tão difícilrário da perda de um território ou o poder de um país, que pode ser recuperado. Ou seja, quando os países procuram o melhor, acabam trazendo o pior para as suas pessoas, mesmo que não percebam. O livro procura conscientizar os leitores de que a guerra é ruim. Mas apresenta a guerra através do ponto de vista de um menino que imagina muitas coisas. A criatividade deste menino ajuda sua família a passar por esse período.

Dessa forma, o livro traz esperança mesmo numa situação tão difícil