O PASSADO POTENCIAL

Editora: Rocco
Autor: J.K. Rowling
266 páginas

O livro “Harry Potter e a pedra filosofal”, de ,J.K. Rowling, diz sobre um menino chamado Harry Potter, que aparenta ser um garoto de 11 anos comum, inocente, mas os que moram e convivem com ele não contam seu triste passado em relação aos pais e também não contam sobre seu destino, que tem muito potencial. É um absurdo o personagem não poder saber sobre seu passado nem moldar seu futuro.

O leitor fica sabendo antes do próprio personagem sobre seu passado, mas a autora não entrega muitas informações ao leitor e sim ele começa a desconfiar e imaginar algo semelhante ao real, ao passar do livro, o leitor deseja mais a cada vez que o personagem descubra o que não sabe sobre si mesmo.

Não contam seu passado ou seu potencial destino ou nada oculto sobre ele, porque têm medo deste mundo mágico, o que é engraçado pois a tia do menino, Petúnia, tinha uma irmã, a mãe de Harry, que era uma perita aluna formada em Hogwarts a escola de bruxaria e feitiçaria. Mas na escola de Hogwarts e pelo mundo mágico inteiro, ele é muito famoso pois sobreviveu a maldição da morte que matou seus pais, Harry era um bebê, quando  afugentou o mago das sombras, que o tentou matar. Ele tem uma cicatriz em forma de raio na testa feita pela maldição, o reconhecimento que os mágicos têm por Harry significa muito para ele, pois no mundo dos muggle, não mágicos, ele era caçoado e debochado por todos.

Harry Potter possui o sangue mágico, pois sua mãe e pai eram feiticeiros, os com potencial para magia, é  convocado para fazer os 6 anos letivos em Hogwarts, para se formar em magia, a parte que a criança vai comprar materiais mágicos para Hogwarts é muito interessante, porque você deseja estar no lugar de Harry nesta parte, os materiais necessários para entrar na  escola são muito criativos e exigem muita imaginação do leitor, sendo assim, nós ficamos querendo que Harry os ganhe.

Neste livro, J.K rowling faz uma lição moral de amar o próximo, ela diz isto mostrando os três melhores amigos Ronald Weasley, Hermione Granger e Harry Potter não são somente amigos, como morreriam um pelo outro.