Carolina de Jesus

Olá!

Vamos apresentar alguns perfis biobibliográficos de algumas escritoras e alguns escritores que povoam as estantes de nossas bibliotecas. Também de alguns ilustradores e ilustradoras. A escolhida de hoje é a Carolina de Jesus, que no dia 14 de março de 2020 completaria 106 anos:

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira. Nascida em Sacramento (MG), no ano de 1914 veio morar na cidade de São Paulo em 1937, após idas e vindas entre cidades mineiras e paulistas. De origem humilde, sempre trabalhou em fazendas como lavradora ou empregada doméstica nas cidades. Os pais eram analfabetos, porém conseguiu estudar e aprender a ler quando criança pois a esposa de um fazendeiro resolveu pagar pelos seus estudos, que foram interrompidos logo no segundo ano.

Quando chegou em São Paulo, morou em favelas, em casas construídas por ela mesma e trabalhava como catadora de papel para sustentar a família. Em 1948 muda-se para a favela do Canindé, na zona norte da cidade, e teve seu primeiro filho João José de Jesus. Teve ainda mais dois filhos: José Carlos e Vera Eunice, nascidos em 1949 e 1953 respectivamente. Enquanto trabalhava como catadora, começou a escrever seu diário com registros do cotidiano da vida em comunidade na favela. Esse diário deu origem ao “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, publicado em 1960, com a primeira tiragem de 10.000 exemplares vendida apenas na primeira semana.

Ao longo da vida ainda escreve outros livros, grava um disco onde canta algumas de suas composições, tem seus textos adaptados para cinema e teatro. Aos 63 anos, em 1977, após uma crise de asma morre no sítio dela em Parelheiros – SP. Fez muito sucesso em vida e seus livros foram traduzidos para catorze línguas.

Eis aqui a lista de livros lançados em vida:

Quarto de Despejo (1960) ; Casa de Alvenaria (1961) ; Pedaços de Fome (1963) ; Provérbios (1963)

e as obras póstumas:

Diário de Bitita (1977) ; Um Brasil para Brasileiros (1982) ; Meu Estranho Diário (1996) ; Antologia Pessoal (1996) ; Onde Estaes Felicidade (2014) ; Meu sonho é escrever – Contos inéditos e outros escritos (2018)

Temos nas nossas bibliotecas duas edições do “Quarto de Despejo” e “Carolina”, uma biografia em quadrinhos, feita pelos autores Sirlene Barbosa e João Pinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Parte das informações foram retiradas do site: https://www.vidaporescrito.com/, onde podem encontrar mais curiosidades, fotos e vídeos dessa grande escritora.

Deixe uma resposta