O JOGO DO EXTERMINADOR: ESCOLA DE COMBATE

por João Sparrenberg Martin
6ºC

Título: O jogo do exterminador: escola de combate
Autor: Orson Scott Card
Editora: Panini livros
128 p.

No livro “O Jogo do exterminador: escola de combate”, Orson S. Card apresenta o tema de opressão.

A opressão é marcada no livro quando o personagem principal, Andrew Woggin, é excluído e apanha de seus colegas, é banido de fazer aquelas coisas que gosta tanto, como diz o trecho onde Bonzo conversa com Andrew:

– Você vai fazer  o que eu mandar, babaquinha. Enquanto for salamandra tem que me obedecer.

– Com certeza vou conseguir seguir todas as ordens que o senhor tá autorizado a me dar, mas a hora de folga é livre e ninguém pode mandar em nada. Se tentar…eu conto pro comando.

–  Wiggin, um dia te arrebento.

Esse trecho mostra como Andrew é banido de fazer aquelas coisas que gosta, mas se desobedecer irá se pego. Isso de um certo jeito é a opressão, pois ele não fará nada, suas vontades etc, somente nas horas de folga que Andrew poderá fazer o que gosta por que ele denunciará Bonzo para o comando.

O livro O jogo do exterminador: escola de combate apresenta a guerra de um jeito que é a opressão que acontece com o menino Andrew.