SER APROVADO PARA SE APROVAR

Editora: Intrínseca
Autor: R.J. Palácio
315 páginas

O livro “Extraordinário”, de R.J. Palácio, trata de August, um garoto que tinha uma deformidade no rosto, por conta disso, aprendia em casa, e nunca tinha ido a escola. Um dia seus pais decidiram colocá-lo em um colégio, o garoto precisa socializar com as outras crianças, e isso o faz passar por situações de preconceito e constrangimento apenas por ser como é.

Apesar de August não ter piorado, ele se sente mais feio e sofre mais quando não pode evitar que as pessoas vejam seu rosto. Pois quando ninguém via sua   aparência, ele não se sentia tão mal.

Quando pequeno, Auggie usava o tempo todo um capacete de astronauta que escondia completamente seu rosto. Nunca é dito com certeza no livro, mas pode se crer que mesmo quando pequeno ele já se sentia diferente dos outros. Quando foi mandado para a escola precisou parar de usar seu capacete, o que o fez se sentir mais feio do que antes e sofrer mais do que sofria antes.

Há um  trecho do livro em que ele chega em casa chorando porque se sente diferente, isso não acontecia quando ele usava seu capacete, pois não viam seu rosto.

Tem uma frase no livro que diz uma coisa parecida com o que foi dito aqui, ela é: “A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.” August fala isso, e se você parar para pensar, essa frase quer dizer a mesma coisa que se trata essa resenha, quando Auggie usava o capacete, as pessoas não viam seu rosto, então não viam ele como alguém diferente dos outros, mas quando as pessoas precisam ver seu rosto, então o veem como alguém diferente, o tratam como alguém diferente e o fazem se sentir diferente.

Isso tudo mostra o quanto a opinião alheia interfere no nosso cotidiano e como as pessoas parecem precisar da aprovação dos outros para se aprovar também. Esse é sem dúvida, um livro que vai tocar qualquer leitor.