SIMPLESMENTE, EXTRAORDINÁRIO

Editora: Intrínseca
Autor: R.J. Palacio
315 páginas

O livro “Extraordinário”, de R.J Palacio, aborda várias questões sociais. Ele aborda a exclusão de diferentes, o bullying, entre outras questões muito presentes em nossa sociedade.

August Pullman tinha síndrome maxilo-facial, basicamente sua cara era deformada. Teoricamente, ele morreria após nascer. Mas não morreu, porém teve sua vida marcada por diversas cirurgias plásticas. Ele não andava pela rua sem ter olhares feios acompanhando-o . Ele tinha poucos amigos, poucos os que o davam chance, e conseguiam olhar em sua cara sem fazer cara feia, nem olhar para baixo.

Auggie tinha aulas em casa, com sua mãe. Ela não dava mais conta de ensiná-lo, e ele precisa ir a escola. Quando Pullman para de ter aulas com sua mãe, para ter aulas numa escola, ele passa por muitas dificuldades. Por conta de sua cara, ele não teve chances. Chances de ter amigos, chances de se enturmar.

Quem dá chance, percebe como é August. Mas quem não dá chances para ele, fica apenas com o olhar, o mesmo olhar feio que acompanha Auggie nos corredores da escola, na rua, em lugares públicos. A contracapa já fala sobre isso, com uma frase muito criativa: “Não julgue um livro menino pela capa cara.” Isso tem relação com a vida na sociedade, e as relações cotidianas.

Auggie é diferente. Sabemos dos diversos problemas que ele teve ao longo de sua vida por ser fora de um padrão. Sua vergonha de pôr a cara no mundo, as diversas cirurgias que Auggie teve. Mas como diz o título do livro, Auggie é extraordinário. Seu diferente é extraordinário. As experiências que ele teve, são extraordinárias. As pessoas que se sentiram fora de um “padrão”, como ele, tem experiências diferentes de pessoas que estão dentro de um padrão. Temos que tirar o melhor do diferente. Pensar no bom do diferente, sem vergonha de ser, como August, após diversas experiências, que aprendeu a tirar o melhor do diferente. Mesmo depois de tudo, as experiências do garoto talvez sejam atémais valiosas que as experiências que ele teria se estivesse dentro do padrão imposto pela sociedade.

Um livro muito desafiador, que te faz pensar sobre a sociedade, sobre você e suas atitudes. Um livro que com a história de Auggie nos faz pensar como se portar na sociedade, como tratar pessoas que se sentem excluídas da sociedade, e como tratar quem está fora de um padrão. Como conviver com elas, e a dar chance a elas. Pois estas não têm chance de ter amigos, pois apenas julgando pela cara, pelo o que vê, não se vê o que realmente importa, que é a característica das pessoas

Um livro diferente, diferente como Auggie, mas que seu título o resume. “Extraordinário”.