SOBRE SE DECIDIR – RESENHA NOAH FOGE DE CASA

por Rachel Brant Leroy
6ºA – Unid. Butantã

Livro: Noah foge de casa
Editora: Companhia das Letras
Autor: John Boyne
193 páginas                          

Sobre se decidir
A história do livro “Noah foge de casa”, escrita por John Boyne, conta sobre Noah, uma criança de apenas 8 anos que resolve fugir de casa para se livrar de problemas que nem ele mesmo sabe direito que existem, ou, se sabe, não admite. A mãe do menino, doente,  acaba tendo atitudes inesperadas e divertidas, porém incomuns para Noah. Isso acaba fazendo o leitor pensar que tudo o que ela faz, quer apenas aproveitar os tempos que não teve com seu filho antes da sua morte.
“Um dia, Noah Barleywater saiu de casa ainda cedo, antes do sol raiar, antes dos cachorros acordarem, antes do orvalho parar de cair no campo”. Ao sair de casa com o objetivo de chegar a uma cidade que goste, passa por duas cidades estranhas que não o agradam muito, e ao invés das pessoas ignorarem-no como qualquer que poderia aparecer na rua, o culparam por coisas como comer uma maçã.  Até que em um momento chega em uma pequena aldeia onde é recepcionado por uma árvore comum, mas que acaba chamando a sua atenção e, sem perceber, a encara por 1 hora. Noah percebe que o que chama a sua atenção é a construção desalinhada que fica atrás e entra nela, percebendo que é uma loja de brinquedos. O que ele não sabe é que tem algo de mais esperando lá dentro.
O livro “Noah foge de casa” trata indiretamente de uma reflexão para o leitor sobre problemas na família e desejos que não podem ser realizados, em uma história fantástica e maravilhosa. Noah foge de casa por coisas estranhas que vem acontecendo. Sua mãe está doente e toda vez que ele questiona o que está acontecendo, apenas o ignoram ou mentem, fazendo-o ficar na dúvida e se iludir, pensando e temendo a verdade. E é com partes como essa que o leitor vai descobrindo o que está acontecendo:

“ – Desculpe, Noah – ela disse com uma voz cansada. – Mas acredite, não precisa se preocupar. Foi só um pequeno mal-estar. Deve ter sido o algodão doce.
– Mas você não comeu algodão-doce – Retrucou Noah olhando para ela.”

Quando chega na loja de brinquedos do velho, Noah começa a querer viver ali, fabricar brinquedos, morar com o dono, começa a ter desejos que não podem se realizar, ele esquece que tem uma casa, uma família, e que tem apenas seus 8 anos de idade.

“ – Então talvez eu possa ser apenas o seu aprendiz – Sugeriu Noah –  O senhor poderia me ensinar tudo o que sabe. Eu poderia ajudá-lo e…

   – Noah – Disse o velho – Você se esqueceu que já tem casa.

   – Tenho? – Disse o menino

   – Claro que tem.”

“Noah foge de casa”, escrito por John Boyne, autor também de “O menino de pijama listrado”, é muito recomendado para o público infanto juvenil, já que é narrado por um simples menino que ainda está descobrindo o que deve fazer. Sugiro o livro para aqueles que sempre tem vontade de ler mais e mais, pois o velho da loja, contando suas histórias para o menino, acaba contagiando os leitores como se estivesse na verdade contando para eles. Com um final inesperado, o livro acaba com uma grande revelação.