PREOCUPAÇÕES EM FAMÍLIA

por Isabela Okamoto
6C

Título:  Um fio de esperança
Autor:  Marjolij Hof
Editora: WMF  Martins Fontes
112 p.

O livro “Um fio de esperança”, apresenta o tema da guerra, dramas humanitários e o amor familiar. Dentre todos os personagens que Marjolijn Hof  criou, a que mais impressiona é a ”Lili” que deixa a história interessante pelos seus pensamentos e hipóteses que são compartilhados com o leitor relacionadas com a guerra.

Na história, um trecho em que um de seus pensamentos é compartilhado com o leitor é o seguinte: “Eu estava sonhando com as balas perdidas. Elas estavam em toda a parte. Cortavam o ar como um enxame de vespas”. Esse trecho da história conta como ela enxerga a guerra em seus sonhos e em sua cabeça, tudo o que ela pensa são coisas ruins e pessimistas.

A história acontece no período de guerra, mas as ações que ocorrem na história são em uma casa de uma família onde a Lili mora, lá praticamente só mora ela, sua mãe e seus bichinhos de estimação, Mona e Lulu, ratinha e cachorra. Esse livro pode começar desastroso e preocupante, mas ao longo dele, os acontecimentos começam a ficar melhores

Nesse livro Marjolijn Hof, cria um personagem  o ”pai”, que é um personagem secundário, mas ao mesmo tempo faz falta na história, pois queremos saber o que acontece com ele que realmente é um mistério durante a leitura, que no final isso é estragado pela autora.

Os leitore desse livro podem sentir uma certa preocupação com o pai, porque quando ele parte de casa, não telefona. Com isso, nós ficamos com um mal pressentimento sobre futuro na guerra infernal, sabe o que acontece? morrer na guerra ou sobreviver e voltar para a casa com a sua família. Recomendo esse livro para as pessoas que compreendem que a guerra é uma coisa muito triste e que gostam desse gênero.

Podemos afirmar que nesse livro a pequena Lili é insegura e pessimista, na obra a autora quis dizer que na vida sempre envolve algo perigoso e arriscado no caso desse livro a pequena Lili também enxerga desse jeito.