UM TORNEIO EM QUE A AMIZADE, O AMADURECIMENTO E A UNIÃO VALEM MAIS DO QUE TUDO

Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
536 p.

O livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo” apresenta o tema de amadurecimento, amizade, união e mistério de forma clara e perspicaz.

J.K. Rowling narra as aventuras que os personagens passam enquanto sofrem os problemas e as desvantagens do maior torneio do mundo bruxo, a Competição TriBruxo. Nisso, os personagens passam por várias provas, tentando sobreviver. O propósito desta competição ganhar em troca sua própria vida.

A Competição TriBruxo aconteceu justamente no quarto ano escolar bruxo do personagem principal, Harry Potter. A convocação para isso, era feita de um modo muito especial. Existia na época um cálice, o Cálice de Fogo. Todo bruxo que gostaria de participar desta competição tinha que ter no mínimo 17 anos, assim tinha de colocar um papel com seu nome escrito dentro do Cálice. Eram escolhidos três participantes por vez e assim a competição acontecia, por isso o nome TriBruxo. Existia um dia certo para isso, em que o Cálice de Fogo, iria “cuspir” os três papéis com nomes escritos de três alunos. Mas justamente no ano em que Harry Potter pela primeira vez iria assistir ao torneio, um quarto papel foi “cuspido” pelo Cálice, e neste papel estava escrito seu nome. Como sua idade era inferior a 17 anos, todos achavam que ele tinha violado as leis da competição para poder participar, então estavam  em desacordo com este fato, também pelo caso de que ele era muito novo, apenas 14 anos, mas como o Cálice cuspiu, tiveram que ceder e ele deveria comparecer a todas as provas. Mas como o mesmo afirmava que não colocou seu papel, todos ficaram em dúvida de quem poderia ter colocado. A partir disso, existe todo um mistério que acaba prendendo muito o leitor, e assim faz com que mais um dos livros da autora tenha sucesso.

Durante a competição, Harry mostra ser muito maduro após as provas. Para não perder a vida, entende que pode contar com a ajuda de outros participantes, como Cedrico Diggory, mesmo sabendo que ele poderia morrer por causa deles um dia. Assim a autora mostra o ato de fidelidade entre eles e o quanto todos os desafios que as provas tem deixam Harry mais amadurecido.

Este livro nos mostra como devemos agir diante de todas as nossas dificuldades no dia a dia, como podemos amadurecer com ela, errando. Não só isso, como o quanto podemos contar com as amizades em uma hora destas e como a união é importante.

O trecho a seguir é um trecho retirado do livro que mostra como Harry tinha uma certa ligação de união com Cedrico após ele morrer.

“De muito longe, acima de sua cabeça, ele ouviu uma voz fria e aguda dizer: “Mate o outro.”

Um zunido, e uma segunda voz que arranhou o ar da noite:

• Avada Kedavra!

Um relâmpago verde perpassou as pálpebras de Harry e ele ouviu alguma coisa pesada cair no chão ao seu lado; a dor de sua cicatriz atingiu tal intensidade que ele teve ânsias de vomitar, em seguida diminuiu; aterrorizado com o que iria ver, ele abriu os olhos ardidos.

Cedrico estava estatelado no chão ao seu lado, os braços e pernas abertos. Morto.

Por um segundo que continha toda a eternidade, Harry fitou o rosto do colega, seus olhos cinzentos abertos, vidrados e inexpressivos como janelas de uma casa deserta, a boca entreaberta num esgar de surpresa. Então, antes que a mente de Harry pudesse aceitar o que seus olhos viam, antes que pudesse sentir alguma coisa além da atônita incredulidade, ele sentiu que alguém o levantava.”