UMA AVENTURA ENTRE DOIS MUNDOS

por Maria Fernanda Palma de Almeida
6ºE

Título: Artemis Fowl, o menino prodígio do crime
Autor: Eoin Colfer
Editora: Record
286 p.

A obra de Eoin Colfer, ” Ártemis Fowl, o menino prodígio do crime”, relata por meio da ficção e da fantasia, sobre as habilidades e a astúcia de Artemis, o personagem principal. Que se aventura em um mundo, por um lado mágico, mas perigoso, ao qual não pertence.Na história, o garoto deseja recuperar a fortuna de sua família. E, para isso, é necessário sequestrar a fada Holly Short. Como um meio de ganhar dinheiro. Ação que gera muita aventura e problemas, já que a fada trabalha para a LEPrecon (que é uma unidade, arrojada, de ” exército” das criaturas fantásticas)  e os integrantes dessa unidade querem a sua oficial de volta.  Isso em um livro repleto de aventuras e em  enredo,  onde o leitor viaja entre esses dois mundos. O mantendo a uma distancia igual entre eles.No livro, Ártemis utiliza suas habilidades e sua inteligência como uma forma de superar bravamente as dificuldades que surgem em sua surpreendente aventura. Tais como o perigo. Tendo como efeito que ele se beneficie em, quase, todas as situações. As atitudes incríveis e o enfrentamento de grandes problemas, fazem o leitor se surpreender com o garoto de 12, mas que tem atitudes muito geniais, maduras e surpreendentes  para a sua idade. Isto é comprovado, concretamente na parte em que o comandante Raiz, o chefe da LEPrecon, ao saber do sequestro de Holly, seque os dados do rastreador, que pertence á Short, para a achar. Porém Ártemis já previa isso, então colocou este aparelho dentro de um navio, assim colocando Raiz em um cilada. Consequentemente, Ártemis fascina o leitor com uma atitude muito inteligente explícita nessa situação.

A ficção e a fantasia, presentes no enredo,  fazem o leitor percorrer dois mundos( o imaginário e o real). Além de dar um aspecto, certamente, mais interessante ao livro. Com efeito, a magia torna as qualidades de Ártemis mais evidentes e impressionantes, já que, no mundo fictício, a aventura está sempre muitopresente fazendo com que o personagem principal tenha que utilizar sua aptidão com mais frequência. A fantasia é um excelente aspecto na narrativa, já que faz  leitor soltar a imaginação e ser transportado ao mundo diferente, onde tudo é possível.  Para ilustrar este fato, tem a parte onde um troll, que é uma criatura imaginária que vive, no livro, no mundo das fadas, doendes etc., foge para o mundo dos humanos fazendo com que as criaturas mágicas, pertencentes a Lep, tenham que sair em busca da criatura, assimgerando muitos confrontos e aventuras. É notavél nesta situação a existência de muitas criaturas inexistentes na realidade, além de possuir uma aventura causada pelo Troll a fugir, contudo colocando o mundo das fadas e o dos humanos em risco. Essa ficção faz o leitor refletir sobre muitos aspectos presentes na narrativa, como a relação entre o mundo imaginário e o real.

Este é um livro repleto de ação e riscos que prendem o leitor na narrativa fazendo ele se sentir um dos personagens . Esta obra prazerosa é lotada de descrições que fazem o leitor imaginar tanto os lugares como os personagens. Nesse fascinante livro o leitor é um companheiro de Ártemis Fowl em suas peripécias e em sua jornada no início da adolescência.