Um pouquinho de Emilia Ferreiro

Por Andréa Luize

O Centro de Formação da Escola da Vila promoverá, em novembro próximo, um seminário com a ilustre professora Emilia Ferreiro.

As inúmeras pesquisas realizadas ou orientadas por ela vêm permitindo, há muitos anos (desde a publicação de Psicogênese da língua escrita nos anos 80), a construção de uma importante perspectiva didática sobre o ensino da língua. As decisões didáticas que tomamos nessa área têm origem nos conhecimentos sobre os processos de aprendizagem dos alunos, muitos deles revelados pelos trabalhos dessa investigadora sobre a apropriação da escrita alfabética, sobre o uso da pontuação, sobre as relações iniciais com a ortografia, sobre a produção e a revisão textuais, entre outros aspectos.

Por defender uma concepção abrangente de alfabetização, entendida como progressiva inserção do sujeito na comunidade de leitores e de escritores, nas culturas do escrito (sic), sempre marcada por demandas históricas e sociais, Ferreiro enfrenta correntes que divergem dessas ideias, como as que querem ressuscitar métodos de ensino obsoletos ou mesmo as que buscam desmembrar a formação de leitores e de escritores em alfabetização e letramento. Esse enfrentamento se dá por meio de novas investigações em torno do tema do ensino e avança para a análise da contribuição das tecnologias para os processos de aprendizagem. E é também sobre isso que ela falará para algumas centenas de profissionais, no dia 8 de novembro, na palestra “O ingresso nas culturas do escrito: o papel da escola no início do século XXI”.

Quem desejar se aproximar das ideias mais recentes dessa grande pesquisadora pode começar assistindo a um vídeo em que Ferreiro trata dessa concepção de alfabetização e comenta por que discorda do uso da expressão “alfabetização digital”, em conversa promovida pela Revista Nova Escola.

E para quem quiser saber mais sobre esse assunto em livros, artigos e conferências, seguem algumas sugestões.

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito - seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013. (Especialmente os capítulos 18 e 19.)

FERREIRO, Emilia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

Conferência intitulada “Leer en la era digital” - realizada pelo Ministerio de Educación de España.