O tempo não para... nem o nosso Centro de Formação

© Copyright 2012 CorbisCorporation

-

Por Zélia Cavalcanti

 

A programação de nosso Centro de Formação para 2014 só se encerrará no dia 8 de novembro, com o tão aguardado seminário com a doutora Emilia Ferreiro, mas já estamos trabalhando na programação a ser oferecida em 2015.

A Programação de Verão, planejada para a semana de 19 a 24 de janeiro, teve seus cursos definidos, e em breve será comunicada aos profissionais que nos acompanham pelas redes sociais, visitam nosso site, têm seus endereços postais em nosso cadastro. Como sempre acontece, procuramos organizar um conjunto de propostas formativas que, na medida do possível, possa responder às expectativas informadas por um número significativo de educadores durante as avaliações das atividades realizadas neste ano.

Também foram definidos os conteúdos de trabalho das jornadas do Programa ZDP. Em 2015 vamos convocar os profissionais parceiros inscritos nesse programa para aprofundar a reflexão sobre um tema sempre presente e nada fácil para as escolas: a avaliação da produção dos alunos. Isso porque os desafios de inovação que vêm se impondo à escola nas últimas décadas apontam para a necessidade de se trabalhar com processos de avaliação que contribuam para que os professores, diante da diversidade encontrada entre os alunos, possam regular mais adequadamente os processos de ensino/aprendizagem, garantindo que todos tenham seus tempos de aprendizagem respeitados para avançar e aprender o que precisam. Além do que, cada vez mais, se mostra fundamental o trabalho com processos de avaliação que incluam todas as aprendizagens, valorizando as experiências e as vivências que não resultam em aprendizado de conteúdo. Para que a cada jornada esses diferentes aspectos possam ser abordados de forma competente, convidamos especialistas de referência para o tema, tais como: Alicia Camilloni, Charles Hadji e Alfonso Bustus, que já confirmaram sua participação. Alicia Camilloni fará duas palestras; Charles Hadji responderá às questões de alguns professores, em vídeo legendado; Alfonso Bustus participará de um conjunto de intervenções mediadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Outra decisão importante para o planejamento do ano que logo se inicia foi a de começar a preparar, desde já, a Viagem Pedagógica 2015. Continuaremos percorrendo e conhecendo boas experiências educacionais nos Estados Unidos, desta vez em Nova York, e as instituições que estarão no roteiro dos viajantes já foram escolhidas e visitadas por uma representante de nossa equipe.

Com essa comunicação “antecipada” queremos sinalizar a todos que recebem nossas notícias e aos que frequentam nossos cursos que, a partir de agora, procuraremos divulgar todos os eventos do cronograma de ações estáveis já em janeiro durante  a programação de verão: quais serão e quando iniciaremos os cursos anuais de Atualização e Formação, quais cursos online vão compor a programação de cada semestre, em quais datas ocorrerão as programações de outono, inverno e primavera na Vila. Assim, os colegas que costumam frequentar nossas atividades poderão se planejar com antecedência para atender, durante o ano, às necessidades de atualização que identificam em sua prática profissional.