“O ingresso nas culturas do escrito: o papel da escola no início do século XXI”

Por Fernanda Flores

Costumeiramente, dedicamos os posts no blog às segundas-feiras aos temas mais voltados para os segmentos de Educação Infantil e Fundamental I. Assim sendo, não poderíamos deixar de dar espaço ao evento marcante que teremos esta semana: receberemos a Dra. Emília Ferreiro em nossa escola, para uma conferência, organizada pelo Centro de Formação da Escola da Vila.

A renomada pesquisadora, que trabalhou diretamente com Jean Piaget, produziu, produz e é referência em inúmeras pesquisas sobre como as crianças aprendem a ler e a escrever, e outros tantos estudos acerca de como podemos melhor ensiná-las nessa trajetória de apropriação do universo da escrita.

Estudos estes que fundamentam diretamente o trabalho e as escolhas curriculares que realizamos em nossa escola. Assim, como exemplo do impacto das pesquisas da Dra. Ferreiro nas práticas de alfabetização de base construtivista, sugerimos aos interessados a leitura do post escrito por Andrea Luize em 2010: "Associar palavra a desenho ou sons isolados: o oposto da alfabetização construtivista."

Que todos aproveitemos ao máximo!!