Incorporando novas práticas de estudo

Screen Shot 2014-12-10 at 10.10.13

Por Gislaine Carvalho Rasi

É fato que, conforme os alunos avançam na escolaridade, além do domínio de certos conteúdos e procedimentos, eles precisam adquirir maior autonomia para estudar e mobilizar seus conhecimentos para aprender temas novos.

Em 2014, procuramos ampliar as práticas de estudo dos alunos dos 9º anos. Para isso, foi proposta uma tarefa complexa, Produzir uma vídeo-aula para a comunidade escolar sobre um tema matemático”.

Durante o trabalho, foram destacadas as competências e as habilidades mobilizadas pelos alunos para a compreensão autônoma de um novo tema e a produção de uma vídeo-aula para ensinar esse novo conteúdo aos colegas. As apresentações e as revisões dos vídeos propiciaram amplas discussões que trataram tanto do conhecimento matemático quanto dos conhecimentos mais globais, relacionados à postura de estudante.

Como pesquisar um tema novo? Como analisar a credibilidade do material pesquisado? Como compreender e articular diferentes fontes de pesquisa e informações para comunicar um saber de forma organizada e coerente, considerando os conhecimentos anteriores e a própria experiência?

Como organizar o trabalho coletivo de modo a favorecer a troca de experiências e criar possibilidades para aprender com outras pessoas?

Quais desafios da linguagem no formato vídeo? Como utilizar as ferramentas tecnológicas e a linguagem matemática formal?

Todos esses olhares foram tratados ao longo da produção do vídeo com o intuito de aprimorar e ampliar o repertório de estratégias de estudo dos alunos, tendo em vista os novos desafios do Ensino Médio e a formação de estudantes com maior autonomia.

Os vídeos foram organizados em um site, e podem ser visitados e comentados por todos. Nesse site, vocês encontrarão, além dos vídeos, um Scoop it organizado pelos professores, para instigar e ampliar a pesquisa dos alunos, e um modelo da avaliação utilizada para avaliar as diversas produções.