Fim do último ato

12_12_2015

-

Por Andrea Luize e Zélia Cavalcanti 

No início da próxima semana chegarão às nossas mãos as monografias com as quais as alunas das últimas turmas de Pós-Graduação lato sensu, do Centro de Formação, encerram seus percursos de especialização.

Idealizados, planejados, e credenciados por quatro anos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), os cursos de especialização em Alfabetização e especialização em Educação Infantil receberam 18 turmas, entre 2010 e 2014, distribuídas nos períodos noturno (às segundas e quartas-feiras), e diurno (aos sábados).

A especialização em Alfabetização foi a que recebeu maior número de matrículas: 70% do total. Foi também a que teve maior índice de finalizações, com 75%, enquanto em Educação Infantil foram 54%. Isso porque, do total de alunos, alguns, mesmo finalizando o conjunto de disciplinas curriculares, não chegaram a entregar o trabalho final, e outros, por diferentes motivos, precisaram abandonar o curso. Nesse sentido, mesmo  que cada desistência, trancamento de matrícula ou incompletude do trabalho final  tenha causado sentimentos de frustração nas equipes docente e administrativa, envolvidas com os cursos, o fato de a maioria ter finalizado o processo de especialização com o depósito de uma monografia e de vários desses trabalhos se mostrarem com qualidade, não só para aprovação com boas notas, mas também para servirem de base para futuras publicações ou projetos de mestrado, produziu em todos uma sensação de dever cumprido.

Por isso, nesse momento de finalização dessa proposta em que estivemos envolvidos nos últimos seis anos, não podemos deixar de agradecer a todos os que dela participaram: docentes que assumiram as aulas das disciplinas curriculares, leitores avaliadores de monografias, professores convidados para palestras sobre conteúdos complementares, funcionários de secretaria e atendimento, setores de editoração, manutenção, portaria e segurança. Todos eles, em suas respectivas tarefas, deram sua inestimável contribuição a esse projeto que agora se encerra, dada a impossibilidade de responder às exigências atuais do CNE que, a partir de 2011, passou a limitar o credenciamento de cursos de pós-graduação lato sensu a instituições que também oferecem graduação.

Nosso agradecimento carinhoso, também, a todos os alunos que ingressaram nesses cursos, tendo ou não concluído suas especializações, pois sem eles esse projeto não ganharia vida.

E, parabéns, a todos os Especialistas em Alfabetização ou Especialistas em Educação Infantil, formados ao longo desses quatro anos, para os quais esperamos ter contribuído com seus percursos profissionais.