A escola descansa... E o blog também!

17_12_2014

Por Sônia Barreira

Estamos em plena semana de avaliação dos professores, momento em que nos reunimos para analisar o ano vivido, pensar em reformulações, ajustar percursos e rever propostas. É um período intenso, no qual o setor administrativo encerra suas pendências, organiza contratos, prepara reformas e esvazia as salas de aula.

Não há quem não esteja envolvido com algum tipo de finalização, arrumação ou revisão nesta semana. Mas a escola já está sem os alunos, e, mesmo que isso seja necessário, porque viabiliza nosso trabalho, não deixa de ser um pouco melancólico andar pelos corredores vazios e silenciosos.

Terminamos o ano de 2014 com um saldo muito positivo no setor pedagógico, no qual colocamos em prática ideias antigas, como o Grupo de Investigação em Ciências, para incentivar os nossos alunos nessa área; novo sistema de avaliação para os oitavos e nonos anos; projetos com maior protagonismo dos alunos, e maior participação dos pais, como, por exemplo, a presença de muitos deles na Semana de Atividades Diversificadas do Fundamental 1; além da novidade dos sites das séries, que melhoraram em muito a comunicação no Fundamental 1.

Entendemos também que algumas outras ações, apesar de não serem novas, foram muito significativas, como: o uso das tecnologias em diversos projetos, sem, no entanto, abusarmos do uso dos computadores e laptops apenas pela novidade dos mesmos; a realização de um conjunto grande de ações formativas complementares, que beneficiaram muitos alunos; a atuação constante do setor cultural que, com a colaboração direta dos professores,  presenteou-nos com o belíssimo Festival de Poesia, a realização do simpósio interno com a adesão total dos educadores etc.

Há muitas outras razões para comemorar este ano: inúmeras situações, atividades e produções dos alunos da mais alta qualidade, atuações e produções dos professores, que continuam servindo de referência para muitas outras escolas, e um cuidadoso trabalho dos orientadores e equipe técnica, que articulam os ambientes familiares e o escolar, fazendo a ponte, cuidando da comunicação e da mediação entre os agentes educativos dos nossos alunos.

Além de tudo isso, este ano, a Escola da Vila inaugurou uma nova casa, na Granja Viana, da qual estamos muito orgulhosos. Esperamos, em 2015, na nova sede, poder responder às expectativas dessa nova comunidade.

Fechamos, assim, mais um ano de trabalho e nos aproximamos do nosso aniversário de 35 anos lançando uma proposta de resgatar a história de todos com nossa instituição. Então, já comece a trabalhar na recuperação de toda sua trajetória com a Vila. Vá pensando durante as férias! Voltaremos a dinamizar este espaço em fevereiro de 2015. Até lá