A Vila na Granja: começam as aulas

Por Vania Marincek

O ano de 2015 será um marco para os alunos da unidade da Granja Viana da Escola da Vila. Embora a escola já funcionasse desde o ano passado, foi somente agora, nesse início de ano, que o novo prédio − totalmente planejado para ser uma escola de Ensino Fundamental − ficou pronto.

Assim, no último dia 19 de fevereiro, quinta-feira, logo após o Carnaval, começaram as aulas na nova unidade.

Se habitualmente os primeiros dias de aula são sempre esperados com ansiedade, entusiasmo e expectativa, em uma escola nova, onde tudo é novo − prédio, espaços de brincadeiras, salas de aula, móveis, material, pessoas − os sentimentos se intensificam e isso vale para todos: para as crianças e também para os adultos, pais e professores.

Todos com muita vontade de começar, de estabelecer novas relações, de ocupar o novo espaço.

Professores atentos e organizados para a adaptação

Para que tudo acontecesse da melhor forma possível, os professores se prepararam especialmente para esse momento de adaptação ao longo do mês que antecedeu o início das aulas. Os primeiros dias de aula foram planejados envolvendo diversas situações de modo a que os alunos conhecessem o novo espaço,  conhecessem seus professores e pudessem interagir ora especificamente com os colegas de turma, ora em momentos coletivos em que todos os alunos do mesmo período participavam de atividades de integração,  pudessem constituir os mais diversos vínculos e sentirem-se pertencentes à comunidade Vila.

Nesses primeiros dias, os alunos puderam também conhecer as responsabilidades que assumirão na nova série, conheceram novos procedimentos que serão construídos, e aprenderam a organizar os materiais escolares que utilizarão diariamente. Foram muitas rodas de conversa. Os temas variavam em função dos desafios da série.

Como organizar o caderno? E o estojo, a buraqueira? O que era esperado na roda de biblioteca ou na hora de fazer a lição? Essas dúvidas, embora nos pareçam simples, se constituem um difícil conteúdo a ser aprendido pelos pequenos de primeiro e segundo anos.

Para os mais velhos, que já conseguem dar conta com mais facilidade desses aspectos, surgem as questões relativas à avaliação.

Vai ter nota? Nota é igual a conceito? Vai ter prova? Questões muitas vezes influenciadas pelo imaginário social em que a avaliação assume formas arbitrárias que podem gerar fantasias de fracasso antes mesmo de as crianças terem condições de entender que seu desempenho acadêmico está relacionado a seu empenho em aprender. Assim, as conversas com os alunos mais velhos estão girando não só em torno dos procedimentos de estudantes esperados para a série, mas também o processo de avaliação e de estudo, além de as professoras planejarem situações para que os alunos possam entender que a avaliação na Escola da Vila está a serviço das aprendizagens e que lhes dá parâmetros para investirem e avançarem em seu percurso de estudantes.

No primeiro dia de aulas, bem cedinho, todos estavam lá, alunos e pais. A escola, cheia de vida, e as crianças completamente encantadas com o novo espaço. Em pouco tempo, a grande maioria se despediu dos pais, das mães, dos avós ou dos tios. Aderiram ao trabalho, sedentas pelas novidades que já vislumbravam. Para os que estranharam, mantivemos os combinados feitos em reunião de pais.

No segundo dia, rotina normal, parecia que as aulas já haviam iniciado havia muito tempo. Estava pactuada nossa primeira parceria e vencida essa primeira etapa da adaptação!

Confira, no Facebook da Vila, as fotos do novo espaço e dos alunos em diversas situações de integração.