A Escola da Vila e o ingresso nas Universidades

23_03_2015
Alunos do 3º ano do Ensino Médio participam das aulas de revisão

Por Sônia Barreira

O currículo do Ensino Médio da Escola da Vila tem como meta principal a formação integral do aluno e o desenvolvimento de suas capacidades em diversos âmbitos: cognitivo, emocional, social, motor, para que o jovem possa deixar a educação básica preparado para enfrentar os desafios da vida adulta.

Nos últimos anos, a Escola da Vila implantou um processo de revisão para os alunos de terceiro ano do Médio, que ocorre no período da tarde e contempla todas as disciplinas. O objetivo é fortalecer a possibilidade dos estudantes terem sucesso nos exames seletivos recuperando conteúdos e realizando simulados e análise das provas dos principais vestibulares. O currículo regular segue nas aulas matutinas, orientado para a completude do processo formativo.

Um grupo significativo de alunos adere a esta proposta e encara a preparação para esses exames com afinco e dedicação. Uma parcela de alunos decide, por razões variadas, concentrar seus esforços nas propostas do fechamento do Ensino Médio, realizando as atividades extras apresentadas, por exemplo, os trabalhos de fechamento do curso, com especial dedicação. Por não ser uma escola altamente seletiva, há sempre aqueles alunos que não podem se dedicar a outros desafios além da conclusão do curso e da aprovação nas disciplinas regulares.

No início de 2013, publicamos depoimentos de alunos que vivenciaram este processo, explicitando a diversidade de escolhas e possibilidades dos diferentes perfis de estudantes: Rodrigo Fonseca PalomaresRodrigo Catunda BarreiraDora LeroyDaniel Vicentine, Ariel Freitas, Henrique KiraJulia PasqualinBianca LaurinoRafael IharaPedro TeixeiraMatheus Spedaletti, Matheus Genaro Clara Lacerda. Reafirmamos nosso compromisso com a formação integral do aluno, sem abrir mão de mecanismos variados para atender às diferentes metas e aos vários objetivos do grupo. Personalizar o processo formativo é uma das ideias força de nosso Projeto Pedagógico.

Ano a ano, desenvolvemos um conjunto de ações de apoio à escolha da carreira acadêmica, (OECA), que inclui palestra de representantes das universidades, visitas guiadas aos principais centros universitários, estágio em algumas instituições e grupos de discussão para o amadurecimento das escolhas pessoais.

Esse processo tem sido muito bem avaliado pelos participantes, alunos, pais e professores, assim como obtido resultados promissores.

Este ano, analisando os resultados da turma de 2013, ficamos bastante orgulhosos em constatar que, dos 51 alunos, apenas três enfrentarão cursinhos preparatórios para novas tentativas e um optou pela vida profissional na área de música.

Como habitualmente há muita curiosidade da comunidade sobre esses resultados, e também com o intuito de reconhecer publicamente o sucesso de nossos alunos, anexamos tabela com nomes, carreiras e universidades.