Por que visitar museus e exposições?

Por Karen Greif Amar

Na Escola da Vila, a partir do Ensino Fundamental 1, os alunos têm a oportunidade de visitar, junto com seus colegas de classe e o professor de Arte, museus ou exposições temporárias, ao longo do ano. Essa prática não se resume a um ato que tem como objetivo “ilustrar” algum estudo realizado em aula e traz consigo um conceito mais amplo, que abarca os diferentes conteúdos da área, como estar em um espaço expositivo, conhecer suas regras, conversar sobre as sensações que um trabalho provoca em nós, estar em silêncio consigo e com seus pensamentos.

Considerando estes espaços potentes e com grande potencial educativo relacionado a aspectos culturais presentes em nossa sociedade, os estudantes vivenciam de perto a forte experiência que é estar frente a uma obra de arte original e poder explicitar suas reflexões acerca deste momento.

Visitar exposições, museus, lugares históricos, galerias de arte ou lugares da cidade fomenta descobertas sobre o homem e sua relação com diferentes povos, culturas e valores. Além disso, alimenta a sensibilização em relação à produção em arte, possibilitando ao aluno levar aspectos discutidos nas reflexões e nos diálogos estabelecidos durante a visita para sua produção nas aulas em oficina.

Muitos são os momentos em que as crianças, durante uma roda de caderno ou de apreciação de imagens de obras de artistas, citam algum trabalho de arte visto em uma exposição realizada com a escola ou seus familiares. Ao longo da conversa, fragmentos das memórias do vivido frente à obra de arte são expostos ao grupo, acrescentando à conversa elementos integrados ao novo aspecto abordado, ampliando a discussão. E é nesse movimento que habita o valor de uma visita, quando sua essência permanece e é incorporada em uma relação dialógica com o novo. Compreende-se aqui o diálogo como toda e qualquer forma de complementação, questionamento, crítica. Todas as formas são válidas e pertinentes ao que se quer ensinar – ver, sentir e pensar arte.

Algumas dicas de museus e galerias na cidade que podem ser visitados com os alunos e seus familiares!

Próximos da escola:

SESC Pinheiros