O período complementar na Educação Infantil

Por Daniela Munerato

Passar o dia na escola, numa rotina flexível e mais longa que a do período regular; conviver com companheiros do Grupo 1 aos do 1º ano, e ainda ter a oportunidade de realizar atividades divertidas e muito diferentes no período oposto ao das aulas em grupo fixo: isto é o que se oferece no Período Complementar! Acompanhados por professores, as crianças vivenciam experiências diversas a cada dia da semana, reconhecendo marcadores comuns que costuram sua rotina. E, nesta configuração, temos as seguintes propostas: Circo, Capoeira, Oficina Lúdico-Motora, Fantastic Projects (projetos especiais em Inglês) e Música.

Pode-se optar por frequentar o Complementar a semana toda ou somente um ou mais dias. Desse modo, há diferentes grupos em função das escolhas pelas atividades propostas. Essas interações representam uma enorme riqueza, pois acompanhamos amizades entre companheiros de turma/série, mas também entre companheiros de diferentes idades e repertórios, uns aprendendo com os outros. Aprendendo a ser parte de um grupo e também aprendendo novas brincadeiras, ajudando-se mutuamente. Tudo isso possibilita a descoberta de novas referências.

Quanto à estrutura dos encontros diários, logo que chegam, as crianças são recebidas em cantos montados no espaço de grande salão. Depois, vem a grande roda, em que o grupo conversa sobre as brincadeiras e as interações que aconteceram, e também sobre o que foi planejado para aquele dia. Após o lanche, vão todos para o espaço do parque, onde montam cabanas, realizam suas atividades prediletas e aprendem outras novas.

Em relação à alimentação, tanto o lanche da manhã/tarde como o almoço são oferecidos pela escola, e as refeições são especialmente acompanhadas pela equipe de nutrição.

Quem não deseja realizar exercícios circenses, com panos e trapézio? É sempre uma emoção! E esperar o professor de Capoeira, caminhar até a sala cantando e aprender a gingar, entre tantos outros movimentos? E os desafios motores, sempre enriquecidos pelo encantamento, trazendo a ludicidade para o gesto, tão fundamental. Que experiência fascinante acompanhar os grupos em sua produção musical, no canto e na percussão! Além dos projetos especiais, advindos das ideias e da curiosidade das crianças, alinhados com os desafios de convívio com um falante da língua inglesa.

Sempre, após o almoço – que acontece em espaços especialmente aconchegantes e preparados – temos um tempo de higiene e descanso. Ouvimos histórias, realizamos massagem e relaxamento, e recarregamos as energias para o período que está por vir.

E assim, novas experiências e outras interações passam a fazer parte da vida das crianças na escola!