O Esporte e a Olim Vila contribuindo com a formação complementar dos alunos

Futebol 1o ano

Por Washington Nunes

Algumas atividades fora do contexto do currículo auxiliam muito na construção de conhecimentos, valores e até na personalidade dos alunos e, justamente por isso, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a contribuição que o esporte pode trazer para nossas crianças e jovens.

Um aluno que não tem tanta habilidade pode, através dos treinos (e de seus estímulos), descobrir e desenvolver competências, fazer parte de um grupo/time/ equipe de competição, e vivenciar uma série de experiências motoras, afetivas, sociais e emocionais. Por outro lado, um aluno com grande habilidade encontra um espaço para desenvolver as suas competências, e também a paciência com os que estão aprendendo, auxiliando, inclusive, os professores no processo de ensino e aprendizagem das ações do jogo.

Outros alunos tímidos vão, pouco a pouco, aprendendo e entendendo a necessidade de se comunicar dentro do jogo e começam a conviver com algumas falas: “passa a bola... troca o marcador... passou... esse é seu... sai... volta, marca...”. Essa comunicação começa a aparecer com tanta naturalidade que, aos poucos, eles conseguem até levá-la pra fora da quadra.

Já enfrentar o público em jogos é uma das tarefas difíceis por que os alunos passam, pois, além de ter que entender como o adversário joga, de executar bem suas ações e de tomar boas decisões para poder vencer, eles têm que lidar com o medo e a insegurança de jogar na frente de pais, amigos e torcida.

Alguns alunos têm dificuldades em lidar com regras e, quando começam a treinar, entendem a necessidade de se organizar, descobrem que precisam conviver com as normas dos treinos e as regras do jogo e, com isso, conseguem diminuir o ímpeto de discutir com outros alunos, com o professor ou com os árbitros.

Dentro de um jogo, o ambiente se modifica o tempo todo e, para isso, os alunos precisam modificar constantemente seus papéis, pois, em alguns momentos, são atacantes e, em outros, defensores, e, como se veem obrigados a tomar diferentes decisões ao longo de uma partida, acabam desenvolvendo muito bem a autonomia.

Esses são alguns exemplos vividos no cotidiano de quem participa dos treinos esportivos.

Alguns desses processos acontecem nos treinos e também antes deles, durante e após alguns eventos, como festivais, encontros e competições.

E, por falar em competição, sempre pensamos em participar de um evento que valorizasse o desenvolvimento de todas essas ações.

Observamos que alguns eventos surgiam, tinham uma ascensão e, em poucos anos, desapareciam. Foram raros os modelos que conseguiram se estabelecer, apresentar boa flexibilidade para se adaptar às exigências das novas gerações e se mostrar, ano a ano, sólidos e com grande interesse dos participantes.

Além disso, pensamos também o quanto seria interessante participar de uma competição escolar que reunisse parceiros e não adversários, e que pudesse, como nós, oferecer também essas experiências para seus alunos.

Em função dessas reflexões, surgiu a ideia de criarmos a Olim Vila.

Um evento esportivo com a cara que queríamos: a de oferecer a competição, mas em que também pudéssemos discutir com os outros professores sobre comportamentos, ideias de treinamentos e formas de competição. E deu certo.

Deu tão certo que, em 2015, o Setor de Esportes da Escola da Vila realizará a 25ª edição da Olim Vila!

Vinte e cinco anos promovendo o esporte escolar e mantendo a característica principal: fazer do esporte um instrumento que auxilie efetivamente na formação dos alunos fora do contexto da sala de aula.

A Olim Vila/15 deve reunir aproximadamente 34 escolas convidadas, 1.750 alunos participantes e 85 professores envolvidos em uma grande festa do esporte.

Convidamos os alunos e os ex-alunos para prestigiarem a abertura, que será dia 09 de maio, sábado, das 19h às 20h, e também para enviar algum tipo de registro ou relato que pudesse comprovar parte do que aqui foi dito.

Tenho vivido e vivenciado todas essas etapas ao longo desse vinte e cinco anos e posso afirmar que, tanto no dia a dia dos treinos quanto na participação na Olim Vila, a contribuição do Esporte na vida de muitos alunos é uma feliz realidade.