Capoeira da Escola da Vila

27_4_2014

Por Professor Marcos Mourão (Marcola)

A Capoeira é oferecida como curso de extensão curricular aos alunos da Escola da Vila desde 1993. Durante este período, trabalhamos com um número representativo de alunos, que certamente aprenderam mais do que um jogo ou um esporte. Aprenderam sobre ritmo, ginga, expressão e cultura brasileira. Aprenderam também a interagir e a respeitar os limites do corpo e do movimento de cada um. Tudo isso embalado por muita música! São conquistas que certamente ficaram guardadas na memória de cada criança que por ali passou, deixando muitas saudades!

O objetivo principal do curso é aproximar a criança, de forma significativa e prazerosa, das práticas corporal, rítmica e lúdica inerentes à capoeira, propiciando o reconhecimento do corpo como instrumento de comunicação e expressão. Em ambiente interativo e desafiador, essa aproximação é feita com brincadeiras, histórias, materiais e instrumentos rítmicos, visando à aquisição de três competências: controle do próprio corpo, ritmo e socialização.

No período complementar e na educação infantil, as crianças terão contato com os golpes básicos da capoeira, permeados por brincadeiras, histórias, músicas e muita atividade exploratória com o corpo e o material.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, esse repertório se amplia e traz novos desafios com atividades em duplas, trios e pequenos grupos. Os gestos passam a ser cada vez mais ajustados e próximos ao jogo de capoeira. Nos anos seguintes, os aspectos trabalhados no curso se relacionam cada vez mais às regras do jogo de capoeira: a roda, os procedimentos, os toques, os tipos de jogos (Angola e Regional), consolidando o sentimento de pertencimento ao curso de capoeira da Escola da Vila.

Esse sentimento tem sido valorizado com os encontros intercolegiais de capoeira promovidos pelo curso. Em abril, as crianças do ensino fundamental participaram de um festival realizado no Colégio Santa Cruz e, agora em maio, será a nossa vez de receber escolas parceiras na nossa 25a Olimvila! Iê, viva a Capoeira, Camará!