Espaços de criação digital

Por Helena Andrade Mendonça

Em tempos de grandes desafios, no que diz respeito ao uso de tecnologias e a relação que crianças e jovens estabelecem com o mundo digital, é importante que a escola ofereça espaços de criação digital. Espaços estes nos quais os alunos possam criar, compartilhar uns com os outros, entrar em contato com referências e aprender a analisá-las. Aprendam, principalmente, a olhar com olhos de quem compreende o processo de criação e a complexidade envolvida em um desenvolvimento de um jogo, de uma animação ou de qualquer objeto digital.

Os cursos de criação de jogos, para os alunos de F1 e mídias digitais, para o F2 são espaços que têm também esse objetivo. No primeiro, os alunos têm um contato intenso com programação e aprendem a programar com o encaixe de blocos. Essa ideia de “construção” da programação, ou seja, construir as ações de um personagem, de um objeto ou do cenário, é chamada pelos desenvolvedores do aplicativo (Scratch) de tinkering, que é o fazer, o encaixar e desencaixar, construir e desconstruir, sempre com base na tentativa e erro. Além disso, a proposta dos desenvolvedores é que seus usuários “aprendam a programar e programem para aprender”.

6_5_2015

O curso de mídias digitais tem uma proposta de contato com várias possibilidades de trabalho com o digital.

Em 2014, um dos projetos realizados pelos alunos foi a construção de um jogo de caça ao tesouro com realidade aumentada. Ao final do desenvolvimento, os alunos do 6º ano participaram ativamente da caça pela escola e ajudaram os criadores a aprimorar o jogo.

Em 2015, os alunos começaram o ano experimentando possibilidades de interação com uma placa chamada makey makey. Esta placa permite a extensão do teclado e mouse do computador, o que permite a criação de instalações interativas.

Além disso, neste semestre, os alunos estão programando com sensores de vídeo e áudio. Um dos jogos já desenvolvidos com esse recurso é o “Save the strange city”, desenvolvido pelo aluno Francisco Fernandez, hoje do 7o ano, a partir de um remix de outro projeto, publicado na comunidade do aplicativo. Clique na bandeirinha verde, habilite o vídeo em sua webcam e tente salvar a cidade:

JOGO DO FRANCISCO

Algumas das produções dos alunos dos dois cursos estarão disponíveis no VilaLab, evento que acontecerá no final de junho na escola e, sempre que possível, daremos notícias nos nossos canais de comunicação sobre o percurso e as produções dos alunos.

Outros posts sobre os cursos:

Aprender a programar. Criação de jogos digitais no F1

Programação e Criação de Jogos no Ensino Fundamental 2