Escolher é abandonar

Por Susane Lancman Sarfatti

Escolher um caminho significa abandonar outros. Pode parecer óbvio, mas para os jovens dos 3º anos que estão em processo de escolha da carreira acadêmica, a percepção do significado sobre o que é escolher é uma descoberta difícil.

Realmente não é uma decisão simples a escolha do que e de onde cursar a faculdade, por essa razão organizamos atividades que podem ajudá-los a conhecer diferentes instituições de ensino, profissões, história de estudantes que também passaram pelo processo de escolha. Ainda propusemos visitas às faculdades, conversas com ex-alunos, apresentações de projetos pedagógicos por professores universitários... Enfim, tentamos dar suporte aos jovens nesse momento de escolha de caminhos.

Para a SAD, Semana de Atividades Diversificada, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril para os alunos dos 3º anos, planejamos, dentre as atividades, algumas voltadas para a escolha da carreira acadêmica:

Universidades no exterior: com objetivo de ampliar o conhecimento de mundo dos nossos alunos em relação a universidades fora do Brasil, tivemos a presença de 3 convidados: Rodrigo K. de Mattos, que apresentou os dois caminhos para cursar universidades nos Estados Unidos, pela via acadêmica e pelo esporte; Renato Gagliardi, que contou sobre o curso de Hospedaria, que pode ser feito em vários países da Europa e da Ásia; e da ex-aluna Rebeca Macedo, que relatou sua experiência ao ter feito universidade na Suíça.

Universidades Exterior (1) Universidades Exterior (2)

Encontro com ex-alunos: dividimos os alunos e os ex-alunos em grupos de acordo com a área de interesse, para que pudessem trocar experiências. Nesse encontro, houve relatos sobre o processo de escolha, dúvidas foram levantadas e aflições compartilhadas.

Ex-alunos (1) Ex-alunos (2)

Universidades públicas: o foco do encontro era discutir o papel das universidades públicas na sociedade. Tivemos a presença de 4 professores, sendo 2 da USP, um da UFABC e um da UNICAMP. Os alunos se mostraram muito interessados e atentos.

publica_

Universidades particulares: o foco do encontro era conhecer os projetos de ensino de algumas faculdades. Tivemos a presença de 6 professores, oriundos da Cásper Líbero, PUC, ESPM, FGV, INSPER e Escola da Cidade.

particular

Essas atividades ajudam os alunos a obter mais informações sobre os cursos e universidades, o que não dispensa o apoio dos pais, parentes e amigos na busca de ampliar seus conhecimentos. Dessa forma, a escolha pode se tornar um pouco mais fácil e o abandono das outras escolhas, um pouco mais suportável.