Bem-vinda III Vila Literária!

10799834556_62ddd08bc9_o
Feira de troca de livros

Por Fernanda Flores

“É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. (...)

É o que a literatura oferece e abre a todo aquele que deseja entregar-se à fantasia. Democratiza-se assim o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável. Sua fundação reflexiva possibilita ao leitor dobrar-se sobre si mesmo e estabelecer uma prosa entre o real e o idealizado. A leitura literária é um direito de todos e que ainda não está escrito.”

Bartolomeu Campos de Queirós.
Manifesto por um Brasil literário.
FLIP 2009

Em outubro, mais precisamente no sábado, dia 24, teremos a terceira edição da Vila Literária, evento de celebração da literatura, da poesia, da metáfora e da arte. Momento de viver a coragem de se jogar em uma produção artística que revela um pouco mais do que somos, de nosso imaginário. Momento de entrar em contato com artistas que fazem do ato de inventar, escrever e contar histórias, recitar poemas ou criar oficinas seu principal caminho no mundo. Momento de celebração da literatura como linguagem que nos constrói, nos diverte, nos emociona e nos informa.

Com isso, reunimos crianças, pais e comunidade escolar ao redor de livros, leituras, conversas literárias, oficinas, exposições, feira de trocas de livros e outras surpresas, todas voltadas para esse mesmo fim, o de formar o leitor literário como uma das forças centrais da Escola da Vila.

Estamos, agora, em período de recepção das produções escritas dos alunos de 2º a 5º anos do Ensino Fundamental, que participam do III Concurso Literário, ação que integra o evento desde sua primeira edição.

O valor de formação de eventos como esse é enorme, e esperamos a participação de muitos de nossos alunos no concurso, inclusive porque escrever um texto para um concurso é uma atividade bastante potente para o desenvolvimento da escrita e da habilidade de inventar narrativas e afins, que complementa a formação literária feita em sala de aula. Quando as crianças se atiram em uma tarefa como essa, faz-se necessário lançar mão de muitas das competências desenvolvidas em processos relacionados ao ato de escrever.

Nesse sentido, consideramos que também estamos contribuindo para um Brasil mais literário!