#35anosescoladavila

Escola da Vila e eu, uma história antiga e duradoura

Por Sandra Durazzo

Meu nome é Sandra Durazzo ou, como costumam se referir a mim aqui na Escola da Vila, a Sandra de inglês. Mas a minha história não começou com inglês, ou melhor, começou sim. Eu sou professora mais ou menos desde que nasci. Meus melhores amigos sempre me disseram que, faça o que fizer, você “É” professora e sempre será. Estavam certos. Foi por meio de aulas de inglês para executivos, num momento em que a minha carreira de engenheira tinha ficado de lado devido à maternidade, que eu conheci o Thomás, a Sônia e a Escola da Vila. Na época, procurava uma escola para a minha filha mais nova e, ao conhecer o projeto da Vila, senti que aqui ela seria feliz. E foi. Ela, e logo depois meu filho mais novo, viveram momentos marcantes desde o grupo 1 até a formatura no Ensino Médio. Hoje são jovens adultos daqueles que, depois de conversar um tanto, pensamos: “Que gente bacana!”.

E como é que virei a Sandra de inglês? Bem, após alguns anos de festa junina, reunião de pais, festa para as professoras dos filhos, enfim, de curtir o papel de mãe da escola, a Sônia me deu um voto de confiança gigante ao me convidar para dar aulas de inglês substituindo a professora Zínia, que tinha decidido seguir outros caminhos. Cheguei sem nem entender algumas das perguntas e respostas nas reuniões pedagógicas e, graças à generosidade e à paciência da Ivone, aprendi muito, construí muito e fiz inúmeras relações maravilhosas com alunos, professores, funcionários e pais (meu facebook é recheado de ex-alunos com seus filhos, mestrados, carreiras e conquistas).

As portas que a Escola da Vila me abriu foram incontáveis. Pude participar da construção do projeto de inglês na escola. Contribuo até hoje com a consolidação desse projeto e a formação dos professores. A empresa que montei com a Vera, outra professora da escola, multiplica o saber adquirido. Os cursos do Centro de Formação que ministro me proporcionam a chance de pensar a educação em uma perspectiva mais abrangente do ponto de vista geográfico. Os amigos que fiz aqui me acompanham em comemorações e saudades. Enfim, minha vida se transformou, consolidando o que meus amigos já sabiam: sou professora! Continuo estudando muito, afinal, essa é uma característica da Escola da Vila: uma instituição que aprende, que se reinventa o tempo todo, que enfrenta seus obstáculos com estudo, transformando-os em novas vitórias.

35 anos. Que sejam mais 35 e mais 35, formando “gente bacana” e abrindo portas para outros sortudos como eu! Parabéns!!!

Compartilhe a sua história pelo email 35anos@vila.com.br