O trabalho com podcasts no 2° ano do Ensino Médio

Podcast

Por Angela Kim Arahata, Maíra Carmo Marquez e Nilson Joaquim da Silva

As discussões e reflexões críticas sobre as novas tecnologias são uma constante na Escola da Vila e, na disciplina de LPL, não poderia ser diferente. Em 2015, no primeiro trimestre dos segundos anos do Ensino Médio, nós, professores, ousamos tentar buscar novidades, exercitar a implantação de novos trabalhos com novas linguagens e novas formas de letramento e de convivência com os alunos e seus – nossos – contextos. E mais: ousamos desafiá-los a refletirem um pouco mais sobre o modo de atuação deles em face da internet e das relações contemporâneas com a rede, através da utilização do recurso do podcast para um trabalho com a poética de Drummond que fosse mais criativo e antenado de forma crítica com os novos tempos.

Propusemos que os discentes recorressem à ferramenta do podcast para o exercício de interpretação da poética de Carlos Drummond de Andrade e, em particular, da obra Sentimento do Mundo (1940). Tal ferramenta tecnológica é uma espécie de “programa de rádio virtual” que, na forma de um arquivo de áudio digital, possibilita, de modo simples e dinâmico, fazendo uso dos próprios arquivos e aplicativos fornecidos pela internet, um sem fim de possibilidades de atuação, do aprender e do ensinar.

Os alunos participaram também de uma oficina de criação, declamação e musicalização de poesia, cujo produto compôs os programas elaborados por eles. Para isso contamos com o apoio do coordenador cultural e professor de Música Vicente Régis, que, em diálogo com a área de LPL, de forma multidisciplinar, orientou os alunos a como usar aplicativos de edição de áudio oferecidos na rede, por exemplo, o soundation, para a musicalização de poemas e para a edição do “programa de rádio virtual”.

Os resultados?… Compartilhamos alguns deles, em seguida, in loco – ou talvez fosse melhor usar a expressão latina in situ –, com a apresentação de três desses “programas de áudio”, produzidos por grupos distintos, um de cada sala da segunda série do Ensino Médio – no primeiro dos links, você encontrará, ainda, o roteiro do podcast, produzido pelos próprios alunos.

2A
Roteiro do podcast




2B


2C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *