O início das aulas no F1

fundamental1

Por Fernanda Flores

Entre o reencontro dos veteranos e o frio na barriga para os novos estudantes, vivemos, nessas primeiras semanas de aula, uma rotina que pouco a pouco entra no ritmo cotidiano e intenso da vida na escola. Como de costume, dedicamos um conjunto de ações para que as crianças se aproximem, se (re)conheçam, se integrem e possam usufruir ao máximo o tempo que aqui passam.

A pertinência ao grupo, o sentimento de fazer parte de uma turma, constituindo-se como estudante num espaço orquestrado pelo professor é um aspecto construído desde o primeiro dia de aula, na maneira de receber as crianças, de propor conversas, jogos, brincadeiras e desafios coletivos para que se (re) conheçam.

Em praticamente todas as turmas temos novidades. Entram novos colegas, antigos colegas passam a estar em salas vizinhas e alguns voltam a estar na mesma sala. Há um clima na escola de reencontro e de curiosidade… Olhares animados, solícitos, interessados, apreensivos, saudosos, curiosos e, mais ainda, olhares que se abrem ao novo, na expectativa de conhecer e viver a escola entre colegas.

Para quem chega, a recepção é um momento importante, para o qual convidamos as crianças da turma já veteranas a atuarem como cicerones, recepcionando os colegas que pouco conhecem da escola, apresentando-os aos materiais, espaços, demais colegas e rotina de forma especial, direta, espontânea, fortalecendo assim tanto o valor de compor esse grupo, como a experiência de já se perceber alvo de interesse e atenção pelos outros da turma.

Uma aluna nossa (7 anos), deu mostra do quanto essa ação é valorizada: “Quero ajudar um amigo novo a ficar bem, como também me ajudaram quando eu entrei aqui, ano passado”. São também os pequenos gestos entre colegas que os aproximam e que os fazem se interessar uns pelos outros.

Nas salas de aula e no parque, encaminhamos jogos, cirandas, brincadeiras diversas com vistas a fomentar o interesse entre eles e fortalecer vínculos iniciais que estão em plena construção. Compartilhar situações de aprendizagem e também experiências lúdicas exerce nas crianças um grande papel aglutinador e apoia o estabelecimento de laços de confiança, tão fundamentais para o convívio!

O período de adaptações demanda grande energia de todos, e o diálogo nos parece a melhor forma de construirmos, juntos, ótimas experiências e memórias, compartilhando o percurso de conquistas de nossos alunos e alunas em mais um ano.