Atividades pedagógicas que complementam o currículo

29_2_2016

Por Sônia Barreira

Todos sabem que o tempo usado pela escola para atividades de ensino formal é limitado, e há uma discussão constante sobre a melhor maneira de usá-lo. Há quem defenda um menor número de propostas estruturadas e obrigatórias para que os estudantes tenham possibilidade de escolher atividades que complementem seu currículo. Há quem pense que não se pode dispor do tempo didático para nada que não seja essencial.

Embora essas posições sejam antagônicas, ambas são verdadeiras. Há muito que se propor, e a escolha individual é também tão importante!

Recentemente, a aprovação da lei que obriga as escolas a inserirem Música, Teatro e Artes Visuais no currículo foi comemorada por todos os educadores. Há algum tempo, comemorou-se também a obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Isso para não mencionar a ampliação de um para dois idiomas no currículo, que também foi muito bem-vinda. Sem dúvida, quanto mais rico o currículo, melhor.

Mas, se isso tudo é inserido na jornada semanal e nada é retirado, o que, de fato, acontece? Os alunos ficam mais tempo na escola? A escola faz mágica?

No caso da Escola da Vila, a jornada do Ensino Médio é de 6 horas diárias, o F2 tem mais do que 5 horas, a Educação Infantil tem proposta de período integral para os que necessitam. Será que a solução é essa? Aumentar a permanência dos alunos na escola?

Enquanto desenhamos soluções criativas para as propostas curriculares e temos a maior jornada escolar que nossa escola suporta, desenvolvemos outras possibilidades, num cardápio amplo que articula propostas variadas para incentivar nossos alunos a aprenderem em outros campos do conhecimento.

Os cursos e as propostas de atividades de extensão curricular são opcionais, escolha dos alunos e das famílias. São coordenadas pelo Setor Cultural ou pelo Setor de Esportes, e pretendem complementar o currículo com atividades que vão desde as práticas de esportes até as culturais variadas como teatro, música, leitura, programação, passando também por propostas com maior diálogo com o currículo, como as práticas de investigação científica e os desafios matemáticos. Há um leque amplo que se atualiza a cada semestre, em função dos interesses e potencialidades de cada faixa etária.

A ideia, portanto, não é oferecer aleatoriamente cursos sobre várias temáticas, mas sim construir, ano a ano, uma oferta que seja realmente formativa e coerente com o Projeto Pedagógico da Escola da Vila. No momento é a forma que encontramos de oferecer simultaneamente um currículo rico e estável, e um conjunto de opções para nossos alunos.

A maior parte desses cursos começou na semana passada, mas ainda é possível fazer uma aula experimental para conhecer melhor as propostas. Veja o nome do curso e os horários aqui.