E no virtual? Tá favorável?

4_3_2016

Por Helena A. Mendonça

Os ambientes virtuais são espaços feitos de bits e bytes, e não de átomos. Ainda assim e, da mesma forma que o ambiente físico, precisam ser levados em consideração no planejamento de uma prática pedagógica. Como então tornar um ambiente virtual favorável à aprendizagem?

Quando falamos em design de um espaço virtual, podemos falar do lugar de cada elemento, de como eles estão organizados, de uma estética visual, da navegabilidade, ou seja, onde eu clico, para onde eu vou, e de aspectos que estão muito ligados à comunicação, a como tornar favorável e intuitivo o percurso de quem usa esse ambiente. Quando usamos então um espaço digital pronto, algo como um recurso na web, um aplicativo, uma rede social ou qualquer outro espaço, esse é um dos aspectos a ser avaliado. Quando criamos espaços em ambiente virtuais de aprendizagem, por exemplo, ou em qualquer outro ambiente que possibilite maior interferência do autor, quais aspectos são importantes para essa comunicação com o aluno? Que cuidados o autor, no caso, o professor, precisa ter para que essa comunicação seja efetiva?

Além de questões relacionadas à comunicação, é fundamental pensarmos nos princípios pedagógicos que regem a prática em questão e, de alguma forma, refleti-los nesse espaço virtual. Esse é o conceito de modelo técnico pedagógico. O que deve conter, como deve se estruturar o ambiente virtual a partir de princípios que são fundamentais ao trabalho com os alunos. Por exemplo: se o trabalho em duplas ou pequenos grupos é valorizado como uma estratégia de construção de conhecimento, o ambiente virtual e os recursos usados devem permitir e favorecer esse trabalho.

Por vezes, os ambientes virtuais trazem mudanças à prática como um todo, pois abrem-se novas possibilidades de trabalho não contempladas antes. É importante aprender minimamente a usar o espaço e seus recursos e, dessa forma, antecipar as questões técnicas; mas, além disso, o professor deve planejar a estratégia usada e, a partir da reflexão sobre as mudanças trazidas ao trabalho, rever os procedimentos.

O trabalho em ambientes virtuais muitas vezes requer disciplina para o estudo autônomo diante de muitas distrações disponíveis a um clique, traz diversas mudanças a procedimentos como pesquisa, escrita, leitura e tantos outros, pode trazer ganhos enormes e pode também favorecer a falta de foco e profundidade em lidar com um tema de estudo.

É fundamental, então, que a reflexão sobre o uso de ambientes virtuais e recursos digitais seja fomentada na escola sob os mais diversos pontos de vista, para que tenhamos uma postura ativa diante do uso dessas tecnologias, seus ambientes e recursos tão sedutores.

A construção de ambientes favoráveis ao ensino e à aprendizagem, tema de estudo anual da equipe da Escola da Vila, não pode deixar de considerar a presença das tecnologias digitais, seja virtualmente, seja fisicamente, com computadores e telas invadindo as salas de aula. Questões relativas aos aspectos pedagógicos, disciplinares, organizacionais, deverão ser encaradas e debatidas. Uma das ações planejadas nesse sentido foi a parceria com um evento para educadores, que acontecerá no próximo dia 5 de março, na escola, chamado AMPLIFICA. Ele tem por objetivo o compartilhamento de práticas com o uso de tecnologias digitais, terá a participação de professores da Vila e de palestrantes de referência na área. As inscrições para esse evento estão esgotadas, mas temos várias outras ações programadas! Acompanhe por aqui, em nosso site ou nas redes sociais.