Um programa de formação de base construtivista para o professor especialista

Reunião pedagógica

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Por Sônia Barreira

O processo de formação profissional continuada na Escola da Vila é intenso e sistemático. Ele se concretiza por meio de inúmeros mecanismos de trabalho que são planejados de modo a favorecer a atualização dos docentes, o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica, e a coerência de suas ações em relação aos valores e ao enfoque metodológico assumidos no Projeto Pedagógico.

No entanto, nos últimos anos, avaliamos que parte desse processo acontecia ainda de modo artesanal, individual, e muitas vezes fragmentado, já que os temas tratados emergiam do trabalho diário, não seguindo uma lógica coerente. Por outro lado, os formadores se sobrecarregavam tendo de tratar do mesmo tema com diferentes professores, especialmente aqueles com menos tempo de trabalho em nossa instituição.

Os principais mecanismos formativos com os quais operamos são: reuniões pedagógicas, reuniões de área, supervisão individual da prática. Além de supervisões com especialistas externos, cursos e congressos variados. Para cada um dos mecanismos formativos próprios da escola existem estratégias potentes que exploramos ano a ano. Por exemplo, no caso das reuniões pedagógicas no Fundamental 2, realizamos em 2015 um projeto de pesquisa em subgrupos, sobre temas variados, que culminou com apresentações relevantes para toda a equipe. Os professores assumiram importante protagonismo na decisão e na pesquisa daquilo que queriam aprofundar.  Ainda fruto desse projeto, os professores elaboraram reflexões individuais para o simpósio interno e puderam ver suas ideias sendo compartilhadas também por professores de outros segmentos.

Para evitar a formação fragmentada e diminuir as demandas da formação individual, inauguramos em 2015 e repetiremos em 2016 um PROGRAMA FORMATIVO DE BASE CONSTRUTIVISTA PARA OS PROFESSORES ESPECIALISTAS. Esse programa reuniu um conjunto de cursos com temas fundamentais para a prática pedagógica e foi levado a cabo pela equipe de professores formadores da nossa equipe.

A iniciativa foi extremamente bem-avaliada em muitos aspectos. Um deles foi a organização dos conteúdos da formação, tomando por base os desafios que o professor enfrenta em sua rotina − mas articulando-os com os tópicos relevantes da prática pedagógica construtivista e das especificidades do projeto pedagógico −  de modo que as tarefas solicitadas para o curso eram também úteis para as semanas seguintes em sala de aula. Isso evitou que o professor se sobrecarregasse com leituras e atividades importantes, porém não diretamente relacionadas às suas necessidades imediatas.

Outro ponto a ser destacado é que os cursos foram ministrados por colegas experientes, com exemplos do projeto e do currículo real praticado na Vila, com materiais produzidos pelos alunos em sala de aula. De modo geral, fortaleceu a construção de conhecimentos sobre o currículo, aproximou os colegas e colaborou significativamente para o trabalho em equipe.

Os cursos do programa permitiram, também, as trocas entre professores especialistas de diferentes disciplinas, fazendo emergir os princípios do trabalho geral e evidenciando as escolhas do projeto.

De certo modo pudemos, assim, diminuir o trabalho do professor formador e garantir conhecimentos básicos à equipe a partir dos quais os outros mecanismos de formação interna puderam se apoiar.

Retomado em 2016, num formato misto, o programa será oferecido em módulos presenciais e online, facilitando a vida dos participantes, economizando tempo e viabilizando a participação de profissionais de outras escolas.

As escolas e/ou os profissionais interessados podem procurar o Centro de Formação da Escola da Vila e escolher os tópicos de interesse:

• Gestão da sala de aula.

• Modalidades organizativas da prática (sequências didáticas e projetos).

• Avaliação.

• Leitura e escrita em contextos de estudos das diferentes disciplinas.

• O uso da tecnologia em sala de aula.

• Aspectos do trabalho educacional e formação do estudante.