O Dia do Acampante

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Por Cláudia Cavalcanti 

Acampar com colegas de escola é sempre uma atividade prazerosa e enriquecedora. Ansiedade e expectativa marcam os dias que antecedem a saída. “Vai ter Trilha do Barroso?”; “Vamos poder jogar futebol no campo de grama?”; “Vai ter tirolesa”?; “A comida do acampamento é gostosa?”. Essas são algumas das perguntas das crianças que evidenciam o quanto esperam por esse passeio. 

Para nós, o acampamento tem como objetivo não só proporcionar momentos prazerosos, mas também oferecer às crianças e aos professores oportunidades de convivência distintas daquelas que ocorrem na sala de aula, como, por exemplo, tomar café da manhã e almoçar juntos, brincar na piscina, passear pelo acampamento e passar um dia inteiro realizando propostas de lazer. 

Para as crianças pequenas, o dia do acampante traz também vários desafios que se constituem em situações propícias ao crescimento e à autonomia, por exemplo: gerenciar as trocas de roupa a depender da atividade a ser realizada, cuidar de seus pertencentes no trânsito entre atividades que ocorrem em distintos lugares, gerenciar a mochila de roupa e alimentar-se de maneira equilibrada ao longo do dia.

Além disso, a convivência diferenciada, fruto de vivenciar um dia em companhia de adultos que não são os familiares, propicia a consolidação de laços de amizade entre as crianças e o sentimento de pertinência ao grupo. Os professores, por sua vez, contam com a oportunidade de conhecer as particularidades de seus alunos, ampliando os vínculos com cada um. Por essas razões, organizamos o acampamento no início do ano letivo. 

Nos últimos anos, escolhemos organizar as saídas para o dia do acampante agrupando turmas de mesma unidade e período com idades próximas, 1º e 2º, e 3º e 4º anos. Essa escolha tem por objetivo favorecer e incentivar a convivência entre crianças que, durante o ano, estarão próximas no ambiente escolar, tanto em atividades previamente planejadas como no horário de parque. 

A chegada ao acampamento é marcada pelo reconhecimento de nosso ponto de encontro: o chalé. Nele, cada criança escolhe uma cama e guarda sua mochila. Entre uma atividade e outra, passamos no chalé para nos prepararmos, trocando de roupa, passando protetor solar e/ou repelente. Para os pequenos, são momentos preciosos, de procurar roupa na mochila, passar protetor, amarrar o cabelo, pegar o chinelo e guardar o tênis, pegar seu boné, tudo isso sem o apoio dos familiares, o que, para alguns, é um baita desafio! Terminada a organização individual, as crianças são convidadas a ajudar os colegas de quarto a terminarem de se arrumar. Somente depois que todos estão prontos, partimos para mais uma atividade. 

Acompanhados por seus professores, os estudantes participam de jogos e brincadeiras em grupos com turmas mistas, entre elas: piscina, caça ao tesouro, cama elástica, futebol, pic-bandeira, e de propostas organizadas por classes, tais como: passeio pela horta, caça aos rabos, plantio de uma árvore, entre outras. 

Para finalizar o dia, são propostas atividades de livre escolha: brincar no playground (casinha, escorregador, teia de aranha), tirolesa, futebol, queimada entre outras. 

Há muitos anos, realizamos essa proposta ainda no primeiro trimestre e, em nosso retorno, temos a certeza de que os estudantes voltam mais fortalecidos e envolvidos com o grupo para a continuidade da vida em ambiente escolar.