A Cultura Popular Brasileira como eixo de trabalho do Complementar da Granja

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Por Diogo Silva de Sousa e Joana Sampaio Primo 

Cavalo-marinho, Dança dos arcos, Danças circulares, Maracatu, Bumba meu boi e Boitatá são alguns dos movimentos e histórias da Cultura Popular Brasileira que o Complementar do Fundamental 1, unidade Granja, está pesquisando e que orientará o trabalho com as crianças.

Pautado na premissa de construir um espaço que ofereça maior tempo e dedicação à ampliação da formação cultural na escola, o Período Complementar organiza sua rotina compreendendo, além das diversas atividades de convivência social (lanche, almoço, lição de casa e procedimentos de estudo), diferentes momentos de interação que possibilitem o alargamento de conhecimentos das linguagens artísticas e culturais.

Os projetos de longo prazo orientam o planejamento de nossa rotina, de forma que esta fique organizada em etapas: primeiramente, as crianças dispõem de tempo para mergulhar na pesquisa da Cultura Popular, espaço próprio ao Complementar, em que elas vivenciam o contexto cultural das manifestações a partir da culinária local, das fantasias, das músicas e danças; num segundo momento, essa pesquisa ganhará mais foco, de acordo com as opções do grupo para, finalmente, tomar corpo em uma apresentação criada por elas e orientada pelo professor.

De maneira geral, no Complementar do Fundamental I da Granja queremos garantir que as crianças tenham contato prático e palpável com a pesquisa, orientadas por três princípios de triangularidade de Ana Mae Barbosa, fundamentais para a aprendizagem: a apreciação, a contextualização e a vivência. Tais princípios aproximam nossos alunos de outras formas de viver e estar no mundo, e ampliam o repertório delas de conhecimentos em história e tradição brasileira. O saldo disso tudo é que as crianças ficam “experts” em Cultura Popular!

Ademais, como o nosso Complementar recebe crianças de diferentes faixas etárias, as propostas oferecidas as desafiam em suas habilidades corporais, cognitivas, e na convivência com amigos de diferentes faixas etárias. Esse convívio interidades abre espaço para que os alunos mostrem o que sabem fazer muito bem e para que aprendam com outros colegas compartilhando seus saberes.

A rotina do Complementar configura-se como um espaço de muitos desafios e atividades, pois precisa dar conta das práticas rotineiras − como as refeições e a lição de casa −, dos projetos de estudo da Cultura Popular, do projeto de corpo e movimento, das oficinas com especialistas − arte e tecnologia, teatro, teatro de sombras e bonecas, capoeira e música − e do convívio com crianças de idades diferentes.  Assim, esse espaço é mais um desafio para a nossa Escola, que vem garantindo a aprendizagem das crianças em diferentes e múltiplos âmbitos!