Práticas de Linguagem e Matemática na unidade Granja Viana

Por Renata Marzola e Luiza Moreira, professoras do 4º e 5º ano

A aprendizagem, como sabemos, se constrói ao longo de um percurso que é próprio de cada aluno e, por essa razão, cabe ao professor pensar em estratégias diversificadas que permitam ao aluno avançar na construção de seus saberes. Pensando nas particularidades das crianças de 4º e 5º anos e nas possibilidades que o espaço da unidade Granja Viana oferece, foi formatado o SMA (Sistema de Melhoria de Aprendizagem) de Práticas de Linguagem e de Matemática de maneira especial. Duas vezes por semana, abrimos a parede que divide as duas salas de aula e juntamos as turmas para realizarem as atividades em conjunto. 1O espaço, assim como as carteiras, possibilita uma variedade de disposições que atendem muito bem à proposta de diversificar e promover avanços a todos os alunos, seja para os que apresentam alguma dificuldade na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala, seja para os que desejam saber mais!

2

Neste segundo trimestre, em Práticas de Linguagem, os alunos estão produzindo um conteúdo variado para um site criado exclusivamente para essa proposta – o “Cultura popular por Ricardo Azevedo”. Estamos reunindo um material precioso sobre a vida e a obra desse ilustre autor brasileiro. O produto final, além de se tornar uma fonte de informação e entretenimento para o público em geral, será destinado aos alunos do 2º ano do F1, uma vez que é nessa série que as crianças têm como leitura compartilhada o livro “Contos de bicho do mato”, desse mesmo autor.

O trabalho se faz através de uma série de propostas que culminarão nas produções:

• Reescrita de contos com mudança de final – na qual as crianças irão selecionar um conto de um dos livros de Ricardo Azevedo para reescrever e modificar o final;

• Escrita de uma biografia do autor – nessa proposta, os alunos estudarão mais sobre esse tipo específico de texto para, depois, recolher as informações necessárias para a escrita de uma biografia do autor;

• Informações sobre brinquedos e brincadeiras populares – já nessa parte do site, os alunos escreverão textos informativos sobre brinquedos e brincadeiras populares e, para atender à demanda de inclusão de alunos, serão escritas regras de brincadeiras populares – no final do trabalho, os alunos aprenderão essas brincadeiras;

• Notícias sobre o andamento do trabalho dos 4ºs e 5ºanos e notícias sobre a leitura compartilhada do 2º ano – aqui é o momento de noticiar o projeto! Os alunos estão buscando compreender melhor esse tipo de texto para, depois, elaborarem suas perguntas, entrevistarem os colegas e escreverem as notícias;

• Indicações literárias – queremos deixar um gosto de quero mais! E esse grupo será responsável por se aprofundar em diversas obras de Ricardo Azevedo e escrever indicações literárias que instiguem a curiosidade e a vontade de conhecer as obras do autor.

3

Por fim, esperamos, ao final do projeto do SMA Práticas de Linguagem, que as crianças saibam mais sobre os conteúdos e os procedimentos referentes à elaboração de textos literários e informativos, e que cuidem para que os textos avancem e que as informações agregadas tenham relação com o tema.4

Em Matemática, no primeiro trimestre, trabalhamos com diferentes estratégias de cálculo vinculadas aos seguintes jogos:

5

• Memória de 10

• Pega varetas

• Batalha de números

• Stop da multiplicação6

Depois de muito jogar, discutir as estratégias de acordo com os objetivos de cada um dos jogos e experimentar o registro de dicas matemáticas que foram estruturadas pelos grupos, ainda com base nas regras e não tanto nos conteúdos envolvidos em cada jogo, finalizamos o 1º trimestre com um momento muito bacana de tutoria com os alunos de 2º e 3º anos.

Nessa tutoria, os alunos do 4º e do 5º ano ficaram responsáveis por ensinar os menores a jogar e a fazer as adaptações necessárias, de acordo com o que acreditavam que já possuíam de conhecimento matemático, além de considerarem, também, o que acreditavam que os alunos menores eram capazes em relação às habilidades usadas durante uma partida, como o raciocínio, a antecipação de jogadas e a previsão das consequências da ação.

7

Entendendo que o nosso objetivo é trabalhar com os jogos potencializando os conteúdos da área da matemática, não basta distribuir os jogos e pôr todo mundo para brincar, sendo necessário o professor pensar neles como um recurso possível dentro de um planejamento maior.

8

Deste modo, para o trabalho semanal de SMA deste 2º trimestre, partiremos dos jogos trabalhados anteriormente, avançando para a análise de situações problemas a partir das situações de jogo que foram vivenciadas pelos alunos e para a realização de atividades vinculadas aos conteúdos de cálculo mental, que entendemos serem necessários aprofundar com cada um dos agrupamentos.

Faremos a retomada e a reelaboração das dicas matemáticas que foram escritas inicialmente, mas agora focando nas habilidades matemáticas vinculadas ao cálculo mental dos campos aditivo e multiplicativo, necessárias para um melhor desempenho durante o jogo.

A partir deste mapeamento de conteúdos matemáticos e dos saberes envolvidos para lidar com eles, cada um dos grupos será convidado a construir um jogo de trilha em que no percurso, e considerando os desafios que podem gerar, tenham situações de cálculo mental a serem resolvidas e que sejam determinantes para o avanço ou retrocesso das casas deste percurso.

A finalização dessa proposta se dará com momentos de jogos em que cada grupo poderá jogar a trilha confeccionada por outro.

Acreditamos que as propostas de SMA, vinculadas as áreas de Práticas de Linguagem e Matemática, sejam potentes momentos que permitem os alunos avançar na construção de seus saberes.