O começo do ano ou a volta às aulas

Escola da Vila

Por Sônia Barreira

O caderno novo, o estojo, a lancheira, a mochila. Expectativa, ansiedade, desejo, saudades. O receio, o embaraço, e o reencontro. Tudo isso junto, misturado e confuso faz parte da volta às aulas. Tanto para o aluno que conhece a escola, como para o novo, que acabou de chegar.

A alegria de retomar a rotina e reencontrar os amigos vem junto com as obrigações e responsabilidades, em qualquer idade, em qualquer segmento da escolaridade.

Com exceção dos muito pequenos, todos sabem e esperam que a escola lhes ofereça inúmeras situações para aprender, desafiadoras, engraçadas, maçantes, rotineiras, incríveis, chatas, legais, envolventes, de todos os tipos! O ano começa num dia, mas naquela semana, mês, trimestre, um mosaico de demandas, experiências, vivências e aprendizagens acontecerão de modo intenso e fecundo.

Da parte da escola, o cuidado no planejamento de tudo isso, incluindo a recepção dos novatos, tratando de conciliar duas coisas centrais: que tudo seja educativo e importante para que os alunos aprendam e se desenvolvam, e que tudo seja significativo e faça sentido para eles. Fazer da aprendizagem um processo significativo é o desafio maior para todos nós educadores da Escola da Vila!

E, ainda que o foco do início do ano seja o planejamento cuidadoso do dia a dia, vale lembrar que somos norteados por três valores fundamentais, cada vez mais importantes no mundo atual: a busca pela construção da autonomia moral e intelectual dos alunos, a convicção de que o conhecimento é o ingrediente indispensável para isso, e que cooperação é o elemento central para a vida em comum.

Esses três valores são guias importantes para todas as ações que desenvolvemos com nossos alunos, e, portanto, são a marca da nossa escola. Que o ano de 2017 seja muito fecundo para todos, e que nossa tarefa seja concretizada da melhor maneira possível.

Bem-vindos ao novo ano letivo!