Sétima arte nas aulas de Inglês

Por Deborah Secundo de Melo, professora de Inglês e Susane Lancman, diretora do Ensino Médio

A cada ano e a cada trimestre, novos desafios são planejados para que os alunos aprimorem suas habilidades de escrever, ler e  falar na língua inglesa. Dessa forma, aprimoram a leitura interagindo com diferentes tipos de textos, ampliando o vocabulário e melhorando a fluência nas discussões e em outras situações de comunicação.

O curso de Língua Inglesa no 3º ano do Ensino Médio tem como tema geral a leitura crítica e, no segundo trimestre, o objeto de estudo é o CINEMA. O material e as discussões procuram colocar em evidência o Cinema como linguagem e como os espectadores podem ler e analisar a unidade das obras, seus aspectos técnicos e os diálogos estabelecidos com a realidade, de maneira que a relação entre forma e conteúdo seja vista como dialeticamente construída.

Assim, inicia-se o projeto tratando de algumas das diferentes abordagens críticas que podem ser adotadas para analisar um filme. Estudam-se também aspectos da linguagem cinematográfica, com  exercícios de análise conjunta e, então, estudantes, em grupos, escolhem um filme a partir de uma lista previamente selecionada pela professora para fazerem seus próprios exercícios de análise.

Uma vez escolhidos os filmes, cada grupo faz pesquisas sobre seu objeto – procuram informações sobre o contexto de produção, a direção, entrevistas, tentando localizar o que já foi dito sobre cada filme. Então, produzem uma análise textual, que tenta partir de uma tese de interpretação, apoiada por aspectos formais e contextuais. Em seguida, produzem um roteiro para seus próprios filmes de análise e então partem para a produção de seus filmes, que podem tomar formatos diferentes. A exigência comum é que todos os membros do grupo tenham igual participação em todas as etapas.

Não se trata de um curso de Cinema, mas de um curso que se propõe a pensar o Cinema como objeto e, mais do que isso, como escrever e falar criticamente de Cinema em Língua Inglesa – nesse processo, desenvolvem-se de forma extremamente potente as habilidades de leitura, escrita e oralidade. Afinal, filmes, mais do que entretenimento, são recortes que, tomados como objeto de análise, podem nos dizer muito sobre nosso mundo, o que é alvo constante de interesse de nossos jovens alunos.

Assista dois curtas produzidos pelos alunos.

La La Land para aqueles que gostam de musical e de sonhar. Nossos alunos discorrem sobre o filme com boas análises de cenas.
Em 14 minutos, nossos críticos-alunos analisam a obra 12 anos de Escravidão, explicando por que esta obra é digna de ganhar o Oscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *