Geografia e a Pandemia

Escola da Vila

Por Paula Camargo, professora de Geografia do Ensino Médio

Diante da pandemia do Covid-19, o afastamento social orientado pela OMS tem sido vivenciado por parte da população mundial nas últimas semanas. Sem embargo de sua importância, são previsíveis impactos negativos econômicos e sociais. Estes podem ser maiores ou menores a depender da atuação pública, privada e de organizações civis. No Brasil, já têm sido noticiados, por exemplo, o aumento de violência doméstica e da fome. 

Com intuito de relacionar os conteúdos do curso de Geografia aos acontecimentos vigentes, os estudantes de 3º ano do Ensino Médio realizaram a distância diversas atividades debatendo se as regiões político-administrativas do Brasil correspondiam aos estereótipos historicamente formulados sobre elas. Enfatizando a região Nordeste, estudaram aspectos sociais e físicos que os levaram a compreender o quão equivocada é a associação desta região como sinônimo de seca, pobreza e fome.

Para abordar o tema da fome, sofrimento tão distante da maioria dos estudantes, selecionamos diversos recursos textuais e audiovisuais para mobilizá-los à seguinte questão: Quais as especificidades da fome nas distintas regiões e como a crise global provocada pelo Covid-19 pode intensificar esse complexo tema? Os recursos estão especificados ao final.

O retorno do grupo do 3º EM foi incrível! Textos bem embasados e cuja escrita demonstrou a sensibilidade e indignação tão almejada no projeto da Vila, a pensar na formação integral e complexa deles que são, assim como nós adultos, cidadãos brasileiros.

Compartilhamos com vocês algumas das produções do 3º EM:

Produção em dupla: 

Lola Aguiar (3ºA) e Alice Rossi (3ºB)

Produções individuais

3ºA

Alexandre Matera

Clara Gomes

Diogo Varago

Maria Luísa Freire

Pedro Nunes

3ºB

Gabriel Medeiros

Francisco Silva

Luís Oliveira

Sofia Bodião

Sofia Figueiredo

_____________________________________________________________________

Para aqueles mais interessados no tema, seguem aqui as referências utilizadas no curso de Geografia.