Por Paula Camargo, professora de Geografia do Ensino Médio
Diante da pandemia do Covid-19, o afastamento social orientado pela OMS tem sido vivenciado por parte da população mundial nas últimas semanas. Sem embargo de sua importância, são previsíveis impactos negativos econômicos e sociais. Estes podem ser maiores ou menores a depender da atuação pública, privada e de organizações civis. No Brasil, já têm sido noticiados, por exemplo, o aumento de violência doméstica e da fome.
Com intuito de relacionar os conteúdos do curso de Geografia aos acontecimentos vigentes, os estudantes de 3º ano do Ensino Médio realizaram a distância diversas atividades debatendo se as regiões político-administrativas do Brasil correspondiam aos estereótipos historicamente formulados sobre elas. Enfatizando a região Nordeste, estudaram aspectos sociais e físicos que os levaram a compreender o quão equivocada é a associação desta região como sinônimo de seca, pobreza e fome.
Para abordar o tema da fome, sofrimento tão distante da maioria dos estudantes, selecionamos diversos recursos textuais e audiovisuais para mobilizá-los à seguinte questão: Quais as especificidades da fome nas distintas regiões e como a crise global provocada pelo Covid-19 pode intensificar esse complexo tema? Os recursos estão especificados ao final.
O retorno do grupo do 3º EM foi incrível! Textos bem embasados e cuja escrita demonstrou a sensibilidade e indignação tão almejada no projeto da Vila, a pensar na formação integral e complexa deles que são, assim como nós adultos, cidadãos brasileiros.
Compartilhamos com vocês algumas das produções do 3º EM:
Produção em dupla:
Lola Aguiar (3ºA) e Alice Rossi (3ºB)
Produções individuais
3ºA
3ºB
_____________________________________________________________________
Para aqueles mais interessados no tema, seguem aqui as referências utilizadas no curso de Geografia.